leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

#ANDOLENDO



Após o #ANDOUVINDO e #ANDOVENDO porque não criarmos um #ANDOLENDO?


A leitura representa uma ferramenta eficaz nos processos de aprendizagem visto que através da mesma é possível criar uma série de conceitos e significações acerca do objeto estudado. O contato com livro torna-se um encontro sagrado, comprometimento cultural, é possibilidade de voar, de encarnar personagens, de sonhar, de manifestação, reconhecimento com aquilo que se lê. Leitura é vida. Sem mais delongas.

Eu pensara em vários livros, que outrora li ou que possivelmente me indicaram. São muitas as opções. No entanto parei e pensei: "- Postarei algo que ando lendo." Deixo bem claro, que ainda não acabei o livro e só estou a par de considerações iniciais, do início da leitura. E também ressalto que não sou nenhum crítico literário, sou apenas um leitor apaixonado. Caso tenham considerações diferentes, entrem e contato e assim podemos questionar e debater. Isso é o que há de melhor na leitura, as diversas perspectivas e sensações desencadeadas.

Logo, o primeiro título do #ANDOLENDO é 'A Naúsea'  do absoluto e incrível Jean Paul Sartre, o pai do Existencialismo¹; se assim o podemos chamar. No entanto não encare a obra como um ensaio filosófico, através de uma narrativa o autor insere alguns conceitos e nos chama atenção a diversos aspectos de reflexão e tópicos beirando a loucura. [Até então o que li.]

Com um protagonista nada comun -Antoine Roquentin, um historiador letrado e viajado que chega à cidade de Bouville com o intuito de escrever a biografia de um conde regional. Contudo há desapontamentos frequentes quanto a sua tarefa e neste momento a narrativa incorpora contestações quanto à nossa existência e a falta de sentido. Conturbações mil. Uma leitura ótima e de fácil manuseio. Espero que acompanhem a #ROULETS com esta leitura. Saudações amigos! 

_____________


"És livre, escolhe, ou seja: inventa."
Jean Paul Sartre.

¹ Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana. É também um fenômeno cultural, que teve seu apogeu na França do pós-guerra até meados da década de 1960, e que envolvia estilo de vida, moda, artes e ativismo político. Como movimento popular, o existencialismo iria influenciar também a música jovem a partir dos anos 1970, com os góticos e, atualmente, os emos. Apesar de sua fama de pessimista e lúgubre, o existencialismo, na verdade, é apenas uma filosofia que não faz concessões: coloca sobre o homem toda a responsabilidade por suas ações.  Disponível em Educação UOL.