leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Futuro começa AGORA: Mine Kafon e a solução para minas terrestres


Na lista das ideias mais estupidas que o homem já teve, se encontra a implantação de minas terrestres, que sinceramente, não importa os motivos, as consequencias e "heranças" são abominavelmente perigosas. Pensando nisso, aliás, tendo vivido de perto essa realidade, um jovem afegão de 25 anos, formado em Design pela Academia de Design de Eindhoven, na Holanda, inventou um artefato que pode vir a contribuir para a eliminação, se não total, de grande parte das minas terrestres espalhadas. Feito com objetos simples e de custo baixo, como bambu, plastico e ferro, o Mine Kafon é uma esfera que se movimenta com a força do vento e ativa a mina com seu peso. 
A invenção aguenta até 4 explosões e possui um GPS que possibilita a monitoração das areas atingidas.

Fontes afirmam que a Mine Kafon já foi testada em areas do Marrocos, por unidades militares, entretanto esses mesmos militares afirmaram que o formato da criação não é adequado para o uso militar. (???)
 
Massoud Hassani (nome do pai da Mine Kafon) estuda novas soluções para a questão. 

Sinceramente, gostaria de saber o motivo dessa recusa por conta do formato do objeto. Se alguém tiver uma informação mais concisa, por favor, avise. Na minha opinião, isso é desculpa e descaso das autoridades militares quanto a situação de risco que milhares de civis vivem diariamente. Ou talvez os testes demonstraram alguma ineficácia não divulgada...Particularmente estou aguardando uma resposta mais enfática e convincente quanto ao motivo da "recusa" da ideia.

De qualquer forma, uma salva de palmas para esse afegão, que ainda por cima está trabalhando em um novo design para o objeto!