leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sábado, 10 de novembro de 2012

MOMENTO PET - Anticoncepcionais e animais de estimação


OS PERIGOS DO USO DE ANTICONCEPCIONAIS EM CADELAS E GATAS.


Evitar uma cria indesejada é uma das grandes preocupações dos proprietários de cadelas a gatas. Além disso, o comportamento do animal durante o cio muitas vezes é desagradável para o proprietário. A presença do sangramento vaginal, manchas de sangue no chão, odores, etc..

Como o custo do medicamento é baixo e comprado facilmente sem prescrição veterinária em casas de rações, o proprietário aplica o medicamento em seu animal pensando ser inofensivo, mas não é bem assim. Existe uma fase certa do ciclo do animal para se aplicar o anticoncepcional.

O uso de anticoncepcionais é um dos principais causadores de aparecimento de tumores de mama, infecções uterinas, tumores uterinos e de ovário, além de predisporem ao aparecimento de doenças endócrinas, afetando severamente a saúde do animal. 

Estudos revelam que o custo-beneficio dos anticoncepcionais para animais não é compensatório, e hoje, a cirurgia de castração é muito mais acessível e largamente indicada. A castração realizada antes do primeiro cio, diminui a incidência de tumores de mama em aproximadamente 98%.
Então, antes da aplicação de anticoncepcional em seu animalzinho, marque uma consulta com o veterinário para esclarecimento de dúvidas, ele lhe indicará a melhor opção.



por Leonardo de Carvalho Chamahum
Estudante de Medicina veterinária
leucarvalho508@hotmail.com
@roulets13