leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MOMENTO PET - Otite Canina (Dor de ouvido)




Otite é a inflamação do conduto auditivo. Nos animais, é um problema muito comum que, quando não diagnosticado ou tratado corretamente, pode levar os animais à surdez e, ainda, a alterações de postura e comportamento, como andar em círculos. Outros sinais clínicos incluem o odor fétido, dor, coceira (prurido), presença de secreção e agitação da cabeça.

Os cães apresentam um canal auditivo bastante longo, quando comparado ao ouvido humano, o que os predispõe a infecções e dificulta o tratamento.
Cães com orelhas longas e pendulares, como as raças Cocker Spaniel, Golden Retriver,
Beagle, Basset Hound são mais predispostos a problemas de ouvido, pois as orelhas pendulares obstruem a entrada de ar e a secagem adequeada do canal auditivo. O resultado é um ambiente quente, úmido e escuro, com perfeitas condições de crescimento de microrganismos, como leveduras, fungos e bactérias.

Não é possivel a prevenção, porém a limpeza rotineira dos ouvidos pode ajudar bastante.

As inflamações de ouvido podem ser causadas por vários fatores: parasitas, microrganismos, corpos estranhos, tumores e doenças de pele. Os ácaros causadores de sarna de ouvido estão mais relacionados a otites felinas. Já as bactérias e fungos, apresentam-se como os principais agentes causadores das otites caninas -  podendo aparecer também em gatos.

O tratamento das otites está associado de medicação tópica e a limpeza dos ouvidos. Em alguns casos há a necessidade de se associar à medicação tópica, antibióticos e/ou anti-inflamatórios.
Quando perceber que seu animal apresenta algum desses sintomas citados acima, agende uma consulta, o remédio, quem vai definir é o médico veterinário, por isso não medique seu cão sem orientação!



por Leonardo de Carvalho Chamahum
Estudante de Medicina veterinária

leucarvalho508@hotmail.com

@roulets13