leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

#NAVEGANDO: Uma tribo que vive no topo das árvores

Eu via muito em desenhos e filmes, geralmente norte-americanos, aquelas casas na árvore e eu sempre quis ter uma. Talvez um dia eu realize este sonho, seria legal passar estas tardes quentes de verão nestes abrigos aéreos. Mas, até algumas semanas atrás, desconhecia a existência de pessoas que vivessem apenas em casas nas árvores. 

Estava procurando algum documentário interessante no Youtube e acabei encontrando o programa  "Human Planet",  Planeta Humano em português, que é produzido pela BBC e busca apresentar a relação do homem com a natureza. Um dos episódios foi dedicado a algumas tribos indígenas brasileiras  e aos Korowais. 

O povo Korowai, também conhecido como Kolufo, é uma tribo composta por aproximadamente 3000 pessoas, localizada na província de Papua Ocidental, parte oeste da ilha de Papua-Nova Guiné. Até meados dos anos 70, eles não sabiam da existência de outras pessoas além deles. É a única população do mundo a viver em cima das árvores e estas construções a mais de 30 metros de altura são feitas usando apenas ferramentas simples e rudimentares. Quando os jovens se casam, eles ganham uma casa, que é construída com a ajuda de todas as pessoas da aldeia.  


A abordagem dos Korowais começa por volta de 5:40 no vídeo abaixo. Conheça um pouco a respeito desta incrível cultura.