leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

domingo, 20 de janeiro de 2013

As pin up's: As Teddy Girls



Teddy Girls


Meninas Teddy (também conhecido como Judies) usavam coletes cortina, saias lápis , hobble saias , longas tranças, enrolado jeans, sapatos, jaquetas planas adaptadas com golas de veludo, chapéus de palha boater , broches cameo, alpercatas , chapéus coolie e longo, elegante sacos de embreagem.Mais tarde, eles adotaram a moda americana de toureiro calças volumosas, saias círculo , e cabelos em rabos de cavalo .





Sua escolha de roupas não era apenas para efeito estético: essas meninas foram coletivamente rejeitar austeridade do pós-guerra. Eles eram jovens mulheres da classe trabalhadora, muitas vezes de famílias de imigrantes irlandeses que se estabeleceram nos bairros mais pobres de Londres - Walthamstow, Álamo e North Kensington. Eles normalmente saem da escola com a idade de 14 ou 15, e trabalhar em fábricas ou escritórios.




As meninas Teddy passou grande parte de seu tempo livre comprar ou fazer suas roupas de marca. Era uma cabeça virada de estilo, meticuloso das casas de moda, que haviam lançado linhas de alta-costura de roupas que lembram a era eduardiana.

Era Eduardiana



A Era eduardiana ou período eduardiano corresponde ao período de 1901 a 1910 no Reino Unido, durante o reinado do Rei Eduardo VII, tendo sucedido a Era vitoriana. Algumas vezes, é prolongado para incluir o período que se seguiu após o naufrágio do RMS Titanic em 1912, o começo da Primeira Guerra Mundial em 1914 e até mesmo o fim da guerra em 1918.





Talvez por causa do apego que o rei tinha em viajar, o período foi marcado com um entusiasmo pela arte e pela moda da Europacontinental. 

Socialmente, a era eduardiana foi o período durante o qual o sistema de classe britânico estava em suas mais rígidas, embora paradoxalmente, mudanças no pensamento social, particularmente o crescente interesse no socialismo, a atenção à situação angustiosa dos pobres e às condições das mulheres, expressado na, por exemplo, questão do sufrágio feminino, juntamente com as crescentes oportunidades econômicas (como resultado da rápida industrialização), criaram um ambiente no qual poderia haver mais mobilidade social e no qual pessoas se tornariam mais liberais. 


As classes mais altas abraçaram esportes de lazer, o que possibilitou o rápido desenvolvimento da moda, porque mais estilos de roupas flexíveis e móveis tornaram-se necessários. O espartilho foi modificado; seu uso durante todos os dias foi sendo gradualmente abandonado.O período eduardiano era também conhecido por Belle Époque. Apesar de sua curta preeminência, é caracterizado por seu próprio e único estilo arquitetural, bem como por seus estilos de vida e de moda. A Art Nouveau, em particular, teve uma forte influência. Nos Estados Unidos, a era eduardiana foi seguida pelo período de Arts & crafts em desígnio e arte que correntemente passou pelo Reino Unido. 


Sulfrágio Feminino 





O movimento pelo sufrágio feminino é um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio (o direito de votar) às mulheres. Participam do sufrágio feminino, mulheres ou homens, denominados sufragistas.







Em 1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a garantir o sufrágio feminino, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard.





                                                                                                                                                                                   por Keka Pin up
                                                                                                                "Decifra-me ou te devoro" @roulets13