leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Katherine Wilson Sheppard (10 de março, 1847 - 13 de Julho de 1934)


Foi o mais proeminente membro do sufrágio feminino da Nova Zelândia da (o movimento para permitir que as mulheres votem na Nova Zelândia), movimento e é o mais famoso do país sufragista . Ela também aparece na nota de dólar NZ 10. Porque Nova Zelândia foi o primeiro país a introduzir o sufrágio universal , o trabalho de Sheppard teve um impacto considerável sobre os movimentos de mulheres sufrágio em outros países.

Em 1885, Kate Sheppard envolveu-se em estabelecer a Nova Zelândia Mulher Temperança Cristã União , parte do maior movimento de temperança . Envolvimento Sheppard surgiu principalmente de suas crenças religiosas, o que ela tinha derivadas de sua mãe.

Descobrindo que muito do apoio de moderação vieram de mulheres, a União Temperança tornou cada vez mais ativo na defesa da causa do voto feminino, uma área em que Sheppard rapidamente tornou-se proeminente. Seu interesse em sufrágio das mulheres, no entanto, foi além considerações práticas sobre temperança ". Tudo o que separa, seja de classe, raça, credo ou sexo, é desumano, e deve ser superado" seus pontos de vista foram feitas bem conhecido com sua afirmação de que Sheppard provou ser um poderoso orador e organizador hábil, e apoio rapidamente construído para sua causa.

A União Temperança apresentou uma petição em favor do sufrágio das mulheres para o Parlamento em 1891. Foi apoiado no Parlamento por John Hall, Alfred Saunders, e a Premier, Ballance John. Sheppard teve um papel considerável na organização da petição. Uma segunda petição, maior do que o primeiro, foi apresentado no ano seguinte, e uma terceira, ainda maior, foi apresentado em 1893. Naquele ano, um projeto de lei sufrágio feminino foi passado com sucesso, a concessão de mulheres plenos direitos de voto.Sheppard mesma foi amplamente reconhecido como o líder do movimento de mulheres sufrágio.

Sheppard não teve tempo para descansar, no entanto, como a eleição de 1893 foi de apenas 10 semanas de distância. Junto com a União de Temperança, ela era muito ativo na obtenção de mulheres para se registrar como eleitores. Apesar do curto espaço de tempo, cerca de dois terços das mulheres votar.

Concelho Nacional das mulheres

O ano após o voto feminino foi alcançada, Sheppard voltou para a Inglaterra por um tempo curto, onde conheceu importantes sufragistas britânicas e deu uma série de discursos.Após o seu regresso a casa, ela foi eleita presidente do recém-fundado Conselho Nacional de Mulheres da Nova Zelândia que tiveram considerável influência sobre a opinião pública. Sheppard mais tarde se envolveu na produção de jornal do conselho, a Fita Branca .


Muitas idéias que promoveu Sheppard foram relacionados para a melhoria da situação e condição das mulheres - em especial, ela estava preocupada sobre o estabelecimento de independência jurídica e económica das mulheres dos homens. Ela não estava totalmente ocupado com o avanço dos direitos da mulher, no entanto, também encontrar tempo para promover reformas políticas, como a representação proporcional , de ligação referendos , e um gabinete eleito directamente pelo Parlamento.

Sheppard é considerado uma figura importante na história da Nova Zelândia. Um memorial para ela existe em Christchurch, e sua imagem aparece na Nova Zelândia nota de dez dólares. O Fendalton casa em 83 Estrada Clyde onde os Sheppards viveu 1888-1902, conhecido como o Sheppard Kate Casa , é registrado pela Nova Zelândia Historic Places Confiança como categoria I edifício histórico, como muitos dos eventos relevantes para o sufrágio feminino aconteceu lá .