leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

MITOS E VERDADES SOBRE O DIA SEGUINTE

Hoje é sexta feira, você de férias da faculdade vai dar um rolê com a galera para algum dos múltiplos points da cidade. Já sabe que não vai encontrar muita coisa, e que, também não tem grana para uma esticada em algo melhor da sociedade uberabense, quem sabe termine mesmo em algum banco de praça tomando a boa e velha catuaba e jogando conversa fora e bitucas no paralelepípedo (não esqueça que as suas bitucas contribuem para as enchentes das avenidas centrais), sem a menor cerimônia ou consciencia dos seus atos.

O dia seguinte é aquela tragédia, uma baita dor de cabeça e aquele gosto de sei lá o quê na boca. Para amenizar a sua dor preparamos uma pequena lista de mitos e verdades sobre o dia seguinte.


MITOS
  - Ingerir alimentos gordurosos durante e após o consumo de álcool: o álcool causa queda de açúcar no sangue, enganando o corpo de forma que ele "pense" que está precisando de calorias. Nós imploramos alimentos gordurosos como eles são a forma mais concentrada de energia, mas eles não nos fazer sentir melhor.
 - Comer antes de dormir: isso não vai absorver toda a bebida - a comida tem que estar primeiro seu primeiro estômago.
 - Tomar analgésico enquanto você bebe: isso não vai diminuir a dor de cabeça futura.
 - Beba água na manhã seguinte: isso não vai ajudar a "lavar" o álcool. Vai, naturalmente, ajudar, mas é muito mais importante tomar água enquanto você está realmente consumindo álcool.
 - Misturar bebidas dá mais ressaca: isto não afeta diretamente a sensação do dia seguinte, mas quando bebe vários tipos de bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja e shots, acaba bebendo mais do que se estivesse tomando apenas uma das opções.

VERDADES
 - Comer antes de começar a beber: em especial carboidratos e amido, como massa e bananas - retardam a absorção do álcool em seu sangue.
 - Evitar bebidas escuras: vinho tinto, brandy ou uísque, que têm maior concentração de produtos químicos congêneres, tóxicos para o corpo.
 - Evite comer alimentos picantes:elas vão perturbar o seu estômago
 - A cada copo de bebida, ingira também um de água. Antes de dormir, bebe muita água também.
 - Vitamina B, a sua melhor amiga: Comer uma tigela de cereais e leite, coberto com uma banana para repor potássio perdido, ajuda no dia seguinte.
 - Ovos: os ovos podem ter um efeito benéfico na redução dos efeitos de uma ressaca porque contêm um aminoácido chamado cisteína que decompõe a toxina produzida por consumo de álcool em excesso.