leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

MOMENTO MULHERZINHA: Cabelos Coloridos

Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em pintar os cabelos de uma cor inusitada! Seja quando mais nova, para o Carnaval, Halloween ou alguma festa qualquer, em algum momento essa ideia já passou na cabeça de todas! Mas como pensar e fazer existe uma grande diferença, - porque cabelo colorido dá trabalho, sim! Precisa de retoques constantes, sem contar dos cuidados a mais, como hidratações frequentes e cuidados extras -, reunimos algumas dicas para você não ficar só na vontade e se informar mais, e quem sabe, aderir a essa tendência também!




A parte mais complicada é, sem dúvidas, a hora de descolorir/decapar. Por ser um processo altamente agressivo tanto para o cabelo quanto para o couro cabeludo, recomenda-se procurar ajuda de um profissional para tal feito.  Essa parte é importante pois quanto mais descolorido (uniformemente) mais a tinta destaca no cabelo. Entretanto, esse processo pode quebrar os fios. Por isso a importância de um profissional sempre por perto. Uma dica muito utilizada é fazer a descoloração com os cabelos sujos, pois a maior quantidade de óleos naturais no cabelo, ajuda a proteger os fios.
 Após a descoloração, lave-os.


   

O uso de shampoos específicos fazem a diferença na hora de manter a cor. Opte por aqueles que são para cabelos coloridos, eles contêm em sua fórmula componentes que ajudam a fixar a cor na hora da lavagem, coisa que os shampoos normais não possuem, o que faz com que os cabelos percam a cor em menos tempo. Cremes de uso e diário e para tratamento são essenciais também. E é possível encontra-los em versões para cabelos tingidos também. Se você não gosta de fazer hidratações, mesmo que caseiras, semanalmente, ou de 15 em 15 dias, é melhor nem pintar seus cabelos. 
Uma técnica usada também é a escova marroquina, conhecida pelo seu alto poder de hidratação, entretanto o cabelo fica totalmente liso...


 http://2.bp.blogspot.com/-CfUtLHiklig/UM4BpeShgAI/AAAAAAAAIVk/VihpRIxDs7g/s1600/cabelos-coloridos-laranja-verde.jpg
   

Se você é adepta a secador de cabelo, chapinha e derivados,   precisa seguir algumas diquinhas básicas de sobrevivência! Primeiramente, use sempre produtos com protetores que se ativam com o calor do secador. São chamados termo-ativos. Caso contrário, seu cabelo vai se quebrando dia após dia. Recomenda-se também usar o secador mais afastado dos cabelos, demora mais a secar, mas em compensação você garante cabelos mais bem tratados... O uso da chapinha é totalmente contra indicado, mas se você conseguir manter um número de hidratações frequentes,  pode usa-la alternadamente. Diariamente jamais! Reparadores de pontas, cremes de tratamento intensivo de 3 minutos, leave-ins com filtro solar são bem vindos também. Existem algumas marcas que têm produtos específicos para manutenção de tinturas no cabelo. Se informe com seu cabeleireiro de confiança e peça indicação de acordo com seu cabelo.


http://cdn0.sempretops.com/wp-content/uploads/Cabelos-Verdes-6.jpg 
    
Existem duas formas seguras de ter cabelos coloridos: Tinta profissional ou tonalizantes. Ambos os casos requerem descoloração prévia, exceto em loiras de nascença.  
Cada uma das formas tem seus prós e contras, a tinta profissional dura mais em contrapartida agride mais o cabelo, ou seja, você precisa fazer manutenção como hidratação frequentemente. O tonalizante por sua vez, agride menos, por ser mais fraco, entretanto, dura menos também. Enquanto a tinta dura cerca de 1 mês (que é o tempo da raiz crescer e fazer retoques) o tonalizante tem uma média de 2 a 3 semanas de duração. 

 

Muitas pessoas são adeptas ao uso de anilinas no cabelo. Isso é loucura! Anilinas e alguns corantes têm em sua fórmula um componente cancerígeno, pergunte à qualquer estudante de Química sobre anéis aromáticos presentes na anilina. Além de se submeter ao processo da descoloração que por si só é bastante violento, ele abre os poros do couro da cabeça permitindo que todos os produtos tóxicos da anilina entrem facilmente pela sua pele. Se for fazer faça bem feito! Use tintas e tonalizantes próprios para consumo humano.

     

Algumas marcas se destacam quando o quesito são cores diferenciadas. Tintas são como shampoos, o que dá certo para um tipo de cabelo, fica péssimo em outro. Mas existem aqueles que se destacam pela qualidade e  por agradar um grande número de pessoas. Com as tintas são a mesma coisa, então, separamos uma listinha com as tintas e tonalizantes mais usadas/faladas/conhecidas:
Jeans Color da Alfaparf, Collor Perfect da Wella, Special Effects, Punky Color, Manic Panic, Keraton Hard Colors, Exotic Creativ...

http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/556686_362688210452490_1041641377_n.jpg    

Mas lembre-se ninguém melhor que um profissional para saber quais os melhores tipos de produtos para seus cabelos. Afinal de contas, do que adianta ter um cabelo colorido como você sempre quis, e no mês seguinte ter que corta-lo, por falta de tratamento, ou ainda pior, ficar com aquele aspecto de cabelo ressacado e mal cuidado!

   http://vmulher5.vila.to/interacao/8844702/a-onda-dos-cabelos-coloridos-236628-4.jpg