leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sábado, 9 de fevereiro de 2013

ANDOVENDO: 2 Coelhos

2coelhos poster [Crítica] 2 Coelhos

2 Coelhos é uma obra prima do cinema brasileiro que traz Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini, Caco Ciocler e Thaíde no elenco. Com uma trilha sonora muito bem escolhida, como "Será que é disso que eu necessito" de um dos melhores discos dos Titãs, o Titanomaquia e "Imbecil" do Matanza, o filme surpreende pela fotografia, efeitos visuais gráficos e enredo surpreendente.

A trama começa com um grave acidente automobolístico envolvendo uma mulher e uma criança e na sequencia somos apresentados à Edgard (Fernando Alves Pinto), um jovem da classe média alta, que tinha tudo para ter um futuro brilhante, mas preferiu se dedicar somente com coisas que lhe davam prazer, ou seja, pornografia e vídeo-games. O típico rapaz que todos subestimam e ninguém espera nada. Mas ele tem um plano maluco e ousado para inverter essa história: pegar um chefão do crime do organizado junto com um deputado corrupto e ainda faturar alguns bons dolares na sua Poupança.

Com um enredo totalmente não linear e adepto de flash backs, o filme é um daqueles feitos para confundir o telespectador e você só o entende realmente, quando ele chega ao final.
Edgard, além de personagem principal é também narrador, e como tal tem o poder de revelar e conter algumas informações cruciais, reforçando a ideia de criar uma teia de ações confusas que no decorrer do filme vão se juntando e fazendo sentido.

O filme abordas questões praticamente existenciais, como até onde estamos dispostos a ir para concluir nossos planos e desejos? Qual o preço estamos dispostos a pagar para que nossa felicidade se concretize? Qual o valor de uma vida? E nos leva a indagações mais profundas como as consequências da corrupção, a noção de que a lei existe somente para quem não tem dinheiro, e que influências politicas são a "solução" para QUALQUER problema, e que violência, ainda gera mais violência. Que mocinhos e bandidos as vezes são os mesmos e se tratando de sobrevivência, não existe diferença nenhuma.
Que o preço da nossa inconsequencia e falta de responsabilidade pode perdurar por uma vida inteira e ainda atingir pessoas e vidas inocentes e que é preciso repensar nossas atitudes e buscar satisfação pessoal individual pode ser muito caro. 

Os planos de Edgard são tão mirabolantes que  ainda são capazes de gerar mais questionamentos sobre destino e até onde temos o poder de interferir no ciclo existencial de cada pessoa.
Com um riqueza de detalhes incontestável, 2 Coelhos é um filme para ver, refletir e se confundir! Recomendadíssimo!!



Ficha técnica
Diretor: Afonso Poyart
Elenco: Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Fernando Alves Pinto, Thaide, Marat Descartes, Thogun, Neco Villa Lobos
Produção: Afonso Poyart
Roteiro: Afonso Poyart
Fotografia: Carlos André Zalasik
Duração: 104 min.
Ano: 2010
País: Brasil
Gênero: Policial
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Black Maria Filmes