leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

ANDOVENDO: Assalto ao Banco Central


                                          http://2.bp.blogspot.com/-TfOiSD_VxA4/UP_-vzMEE5I/AAAAAAAAAtg/ZlxDfvwqQdM/s1600/Assalto+ao+Banco+Central.jpg

Assalto ao Banco Central é uma produção brasileira, baseada em um episódio ocorrido no ano de 2005, especificamente em Agosto, considerado o maior roubo à um Banco já notificado no Brasil. Foram cerca de 3 meses de operação, 84 metros de túnel subterrâneo cavados, quase R$165 milhões de reais roubados, nenhum sangue derramado, sem armas, sem alarmes, um verdadeiro serviço de mestre, que até hoje intriga a policia e a qualquer um!
Apenas R$20 milhões foram reavidos, enquanto o restante do dinheiro, só Deus, e os assaltantes, claro, sabem onde foi parar...

A sagacidade dos malandros chega a ser louvável, os caras foram capazes de pensar em tudo, desde a criação de uma empresa fachada de grama sintética, garantindo a distração/justificativa para a movimentação na casa onde o túnel estava sendo cavado, e assim, conseguindo uma desculpa coerente para a quantidade de terra que era transportada dia e noite até a conclusão total do túnel. Detalhe, o túnel totalmente iluminado e espaçoso foi capaz de transportar quase 3 toneladas de dinheiro. Além dos bastidores do assalto, foi abordado os bastidores da policia, que teve sucesso em partes, já que nem 1/3 do dinheiro foi recuperado.

É um filme bem interessante, que mostra como a genialidade do ser humano pode ser ilimitada e ao mesmo tempo bastante deficiente, já que próprios membros do grupo assaltante, alguns, é claro, vacilam e acabam sendo pegos, por ingenuidade, desespero e falta de preparo, em contrapartida, outros membros se mostram verdadeiros reis do crime organizado. Do outro lado, a policia se mostra obsoleta e despreparada, quando ela mesma se boicota e perde a chance de pegar outros membros da quadrilha.

Provavelmente um caso sem solução que já deve ter sido arquivado por falta de provas, mas que ainda assim, vai continuar intrigando muita gente. 
Uma ótima dica para quem aprecia um pouco do cinema brasileiro!



Ficha Técnica
Gênero: Policial
Duração: 104 min.  
Elenco: Milhem Cortaz, Hermila Guedes, Lima Duarte, Giulia Gam, Eriberto Leão, Gero Camilo, Cássio Gabus Mendes, Milton Gonçalves, Tonico Pereira, Vinícius de Oliveira, Antônio Abujamra
Compositor: André Moraes
Roteirista: Renê Belmonte
Diretor: Marcos Paulo