leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

ANDOVENDO: Paradise Now

http://1.fwcdn.pl/po/21/34/192134/7108667.3.jpg?l=1185190085000 

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, entre outros prêmios e indicações, "Paradise Now" aborda assuntos delicados e polêmicos envolvendo os conflitos da Faixa de Gaza, como fé, morte, suicídio, paraíso e guerra civil. 

Khaled e Said são amigos de infância, residentes na Palestina, eles levam noramalmente suas vidas, trabalhando em uma funilaria, e logo no início são secretamente recrutados para uma missão que custaria suas vidas, atacar a capital de Israel como homens bombas. Considerados hérois para grupos que tramam esses ataques e fanáticos para os que estão de fora, e claro, para as vítimas e familiares, a trama gira entorno das 24 hs restantes da vida desses dois amigos que, confusos, desenvolvem vários diálogos a cerca da tensa situação que se encontram envolvidos. Orientados à passarem as suas últimas horas restantes com a família e manterem sigilo absoluto, Khaled e Said apesar de próximos mantém, de certo modo, uma visão oposta em cada parte do filme, enquanto um está ansioso e orgulhoso pelo "grande dia" o outro se mostra pensativo e inseguro.
A situação se complica quando é chegada a hora e um inconveniente pode colocar tudo a perder, e nesse momento vemos uma inversão de opinião dos dois amigos, onde ainda dispostos a dar a vida pela causa, correm contra o tempo para cumprirem a missão dentro do prazo estabelecido.
Entretanto, muito tempo se passou e inevitavelmente vários pensamentos (e desconfianças) se estabeleceram e o que era ansiedade passa a ser receio e o que era insegurança se transforma em determinação. 

A questão envolvendo os conflitos da Faixa de Gaza estão sempre em pauta na atualidade e geram vastas discussões a respeito do assunto, procurando soluções, usando paliativos ou simplesmente ignorando uma guerra civil iminente, a situação da população da região é, sem dúvidas, delicada.
Enquanto o povo do Ocidente se mantém distante da relação divina, algumas regiões do Oriente se montram fanáticas e ilusórias na tarefa de cumprir os planos de Deus.

Uma ótima dica para quem aprecia filmes reflexivos e para quem deseja compreender mais sobre a situação envolvendo Israel e a Palestina e ter uma visão pessoal dos homens bombas...


Ficha técnica 
Diretor: Hany Abu-Assad
Elenco: Kais Nashef, Ali Suliman, Lubna Azabal, Amer Hlehel, Hiam Abbass.
Produção: Bero Beyer
Roteiro: Hany Abu-Assad, Bero Beyer, Pierre Hodgson
Fotografia: Antoine Héberlé
Trilha Sonora: Jina Sumedi
Duração: 90 min.
Ano: 2005
País: França/ Alemanha/ Holanda/ Israel
Gênero: Drama
Cor: Colorido 
Distribuidora: Não definida 
Classificação: 14 anos