leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sábado, 30 de março de 2013

ANDOVENDO: Sucker Punch

http://1.bp.blogspot.com/_MSwkcNskfjs/TNLIoJ7UoVI/AAAAAAAAAIU/EmxseyZ2GuA/s1600/Sucker_Punch_Poster_by_Alecx8.jpg  


Sucker Punch - Mundo Surreal certamente está na lista dos filmes mais surreais que já assisti!
Dirigido por Zack Snyder (mesmo diretor de 300 e Watchmen) não dá para esperar nada menos que uma fotografia impecável, com tendências sombrias e trilha sonora totalmente encaixada nas cenas é um detalhe a parte que valoriza ainda mais a produção.
Para os fãs de video-games um filme épico! 

A estória começa com aquele velho clichê de duas irmãs recém orfãs, um padrasto ganacioso e um testamento deixando tudo para as filhas. Inconformado, o padrasto é tomado por ataques de fúria e na tentativa de se proteger e salvar sua irmã mais nova, a protagonista (BabyDoll) acaba por atirar no padrasto com a arma do mesmo. Entretanto, acerta fatalmente sua irmã. 
O padrasto decide interna-la em um sanatório e recomenda Lobotomia.

Ao chegar no sanatório, a garota recebe a informação de que será lobotomizada em 5 dias.
E no ato da ação, ela transporta para sua mente uma realidade tão caótica quanto onde está realmente: um bordel onde todos os presentes no sanatório assumem alter egos relacionados. 
Os cinco dias que BabyDoll têm antes de ser lobotomizada, na sua fantasia é o tempo que ela tem antes de "estreiar" seu primeiro cliente.  E é também a quantidade de dias para que ela consiga fugir desse local.  
Como em todo bordel existem mais garotas confinadas e que são obrigadas dançar (treinos e ensaios) todos os dias para que possam garantir a satisfação dos clientes. Quando chega a hora de BabyDoll dançar para provar sua "utilidade" todos se encantam com a jovem e uma terceira realidade é criada neste instante: novamente a jovem se transporta para um lugar estilo japão feudal, conhece um mestre que a faz descobrir o que deseja realmente - busca pela liberdade - e com isso lhe passa 5 itens que ela precisará ter para conseguir sua fuga, como um mapa, chaves, fogo, faca e um item misterioso e dá inicio as cenas de ação quando luta com samurais robôs. 

As outras garotas acabam optando por ajudar na fuga e com isso fugirem também.
O artifício usado para conseguir os itens é a dança de BabyDoll que simplesmente hipnotiza os homens e permite que as garotas peguem os itens que precisam sem que sejam notadas. Durante a dança todas fazem parte dessa terceira realidade criada como se estivessem em meio a uma Guerra Mundial, onde um universo steampunk é presença marcante. Espadas, metralhadoras, zepelins, dragões, robôs, exoesqueletos de ataques, bombas de última tecnologia, tudo mesclado e sutilmente interligado. 

Com um final inesperado e uma reviravolta surpreendente Sucker Punch é um filme totalmente fora dos padrões de estórias de ação e ficção, pois ele vai além.
Temáticas como a ganância do ser humano, o pesadelo de sanatórios, anjos da guarda, realidade alternativas e a constante busca pela liberdade, terminam por deixar  mensagens reflexivas para os espectadores...

“Quem honra aqueles que amamos pela vida que vivemos?
Quem envia monstros para nos matar?
E, ao mesmo tempo, canções que nunca vão morrer.
Quem nos ensina o que é real e como rir das mentiras?
Quem decide quem vai viver ou morrer defendendo?
Quem nos acorrenta? E quem tem a chave para a nossa liberdade?
É você. Você tem todas as armas que precisa.

Agora lute!”

Ficha técnica
Diretor: Zack Snyder

Elenco: Emily Browning, Abbie Cornish, Jena Malone, Vanessa Hudgens, Jamie Chung, Carla Gugino, Oscar Isaac, Jon Hamm, Scott Glenn, Richard Cetrone, Gerard Plunkett, Malcolm Scott, Ron Selmour, Alan C. Peterson, Revard Dufresne, Kelora Clingwall, Frederique De Raucourt, Monique Ganderton, Lee Tomaschefski, Eli Snyder, Cainan Wiebe, Danny Bristol, Brad Kelly, Peter Bryant, Patrick Sabongui, John R. Taylor, Chris Nowland, Christine Willes, Gina Garenkooper, Michael Adamthwaite, Phillip Mitchell, Ian Tracey, Sean Campbell, Arassay Reyes, Danielle Benton, Caitlin Goguen, Maiko Miyauchi, Paula Giroday, Louise Hradsky, Juliana Semenova, Allie Bertram, Vicky Lambert, Caroline Torti, Chantal Hunt, Carla Catherwood, Stephanie Sy, Kathryn Schellenberg, Geneen Georgiev, Annie Au, Tia Haraga, Hailley Caulfield, Daniela Dib, Jeff Dimitriou, John Howard, Thomas Fornataro, Antoine Baby Harry Calaway, G! Force, Nii Nortey Engmann, Gary A. Hecker

Produção: Deborah Snyder, Zack Snyder

Roteiro: Zack Snyder, Steve Shibuya

Fotografia: Larry Fong

Trilha Sonora: Tyler Bates, Marius De Vries

Duração: 110 min.

Ano: 2011

País: EUA/ Canadá

Gênero: Drama

Cor: Colorido

Distribuidora: Warner Bros.

Estúdio: Legendary Pictures / Warner Bros. / Cruel & Unusual Films / Lennox House Films

Classificação: 10 anos