leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Espetáculo: OLHO de Edgar Allan Poe no GYN OURO em Goiânia/GO


A Cia. Teatral Oops!.. faz a primeira temporada do ano do premiado espetáculo solo Olho, cujo texto é uma adaptação do conto "Coração Delator" de Edgar Allan Poe. A peça, que tem direção de Ivan Lima e atuação de João Bosco Amaral, narra a história de um mordomo que tem aversão doentia pelo olho doente de seu patrão. Num clima noir e de suspense, a trama se desenrola a partir desta doentia relação, em que o terror crescente do mordomo Iago em relação ao Olho de seu patrão Otelo o leva a tomar medidas extremas. A peça será apresentada nos dias 22 e 23 de março, às 21h, no Goiania Ouro. Os ingressos custarão R$20 (inteira) e R$10 (meia).

Um Homem conta sua história para vários interlocutores identificados pelo pronome pessoal vocês. Como se estivesse dando um depoimento, ele explica como e porque cometeu o crime. Iago diz que após ouvir insistentemente o som do coração batendo ficou desesperado, não encontrou outra saída senão se entregar aos policiais.

O Homem dá seu depoimento até o final da história. Tal situação faz com que o interlocutor (neste caso os espectadores) assumam o papel de testemunhas da sua história. Esse Homem, que se chama Iago, várias vezes afirma que não é louco. Para provar que está falando a verdade, ele conta os detalhes do crime que cometeu procurando exaltar sua serenidade e lucidez.