leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 14 de março de 2013

I SEMANA DE ARTE URBANA EM UBERABA


A I Semana de Arte Urbana em Uberaba tem como intenção divulgar, conceituar e levantar debate sobre as  manifestações artísticas desenvolvidas em espaços públicos, e que se diferenciam das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.

Realização do Coletivo Cultura Roulets em parceria com a Alternativa Cultural, Navy Tatto, EM Bezerra de Menezes e Jornal MUH, que visa proporcionar a população uma visão artística e conceitual das mais diferentes expressões encontradas nas ruas da cidade.

Durante o mês de abril haverá debates com profissionais de diferentes áreas(artistas, arquitetos, governo, universidades), oficinas de Rima e Graffiti, exposição de trabalhos de vários artistas tendo com anfitrião Puff Capitão Caverna, fotos de Marina Scalon mostrando a intervenções da arte urbana na cidade de Uberaba, apresentação de Break e a participação especial da Batalha do Calçadão.

Os trabalhos executados durante a oficina de graffiti ficarão expostos na parede lateral da Livraria Alternativa Cultural durante os meses de abril e maio, já os participantes da oficina de rima irão interagir com os convidados da Batalha do Calçadão.

O Evento de abertura da I Semana de Arte Urbana em Uberaba, acontecerá no dia 19 de abril/2013 das 18:00 até as 21:00, no café da Livraria Alternativa Cultural – Rua Major Eustáquio, 500 – Centro – Uberaba/MG.

Sobre os artistas:

Puf Capitão Caverna, natural de Uberaba – MG, teve seu primeiro contato com o Hip Hop no final dos anos 80, atravéz de filmes como “Beat Street” e “Break Dance” entre outros. Apesar de não saber muito do que se tratava, passou a se interessar pelos desenhos e expressão visual do elemento graffiti, e pela dança, o break, inerentes dessa cultura. Também atua como MC e segunda voz no “Eremita RoOts”, projeto paralelo do “3DFato”. Sempre atuando no graffiti, de forma independente, executou alguns trabalhos para a prefeitura municipal e fundação cultural no circo o povo.  Em 2002 realiza a primeira oficina de graffiti  na cidade de Uberaba com o apoio do projeto “Periferia Cultural” onde contribuiu para a formação de novos artistas locais, dos quais, muitos estão em plena produção e atividade.


 

Também ministrou aulas, workshops, palestras e oficinas em escolas da rede estadual e instituições de assistência social pela ONG “Ação” com o projeto ‘Ponto de cultura - Hip Hop Educando’ nos anos de 2008 a 2010. Em 2004 começa a trabalhar também com tatuagens e a se dedicar ao desenvolvimento, estudo e prática dessa arte em que trabalha até os dias de hoje.

Marina Scalon, 21 anos nascida em Uberaba-MG. Atualmente curso o último período de Design de Interiores na Uniube atuando na área. Se interessou pela fotografia no final do ensino médio, com 16 anos explorando as funções da primeira câmera digital e trocando informações com amigos amadores da arte. 


Desde então teve como propósito deixar que a fotografia tivesse participação constante na sua vida. Tem uma inclinação forte para detalhes do cotidiano sendo estes comumente visíveis ou timidamente escondidos embora sempre presentes. Fascina a sensação de trazer para a superfície particularidades que os olhos não se habituam a perceber, e cre que aí está a parte mágica da fotografia: mudar a visão, doar um pouquinho que seja de beleza para as coisas que, de tão comuns, tenderiam a se tornar irrelevantes.

Para participar da exposição de arte ou das oficinas, entre em contato através do email: roulets13@gmail.com