leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sexta-feira, 29 de março de 2013

I SEMANA DE ARTE URBANA EM UBERABA

As oficinas de Rimas e Graffiti da I SEMANA DE ARTE URBANA EM UBERABA, serão ministradas por Puf Capitão Caverna, que além de MC é artista urbano e tatuador com mais de 10 anos de experiência.

Oficina de graffiti

De uma maneira dinâmica e divertida os alunos serão estimulados a desenvolver sua percepção artística e uma visão crítica quanto a intervenção humana na paisagem geral, no contexto em questão, a paisagem urbana.
Será apresentado um resumo da história da arte, bem como da comunicação visual e do desenvolvimento e interpretação de símbolos através das diferentes culturas e povos.
Por fim os alunos escolherão um tema e poderão ilustrá-lo em uma finalização prática das oficinas tendo seus trabalhos apresentados na data da exposição da SAUU.

inscrições pelo email: roulets13@gmail.com
 

Oficina de Rimas



Introdução

Através de uma conversa dinâmica será apresentada um pouco da história da tradição oral, incío e história da linguagem, surgimento das linguas românticas, surgimento da escrita.
Sendo lembradas as práticas dos antigos griots na áfrica ancestral até os menestréis na europa medieval a pretensão é despertar nos alunos a curiosidade pela tradição da verbalização da cultura em suas diversas formas tanto em rima quanto em prosa.

Métrica e construção


Usando exemplos práticos, será mostrado ao aluno como usar as sílabas e as palavras de maneira que possam ser expressas em um determinado intervalo de tempo coerente com um determinado rítimo de acompanhamento, aprenderá a contar as sílabas e os tempos da batida correspondente ao rítimo, percepção e sensibilidade fonética para interpretar metáforas e/ ou termos coloquiaise gírias eventualmente usados e não correspondentes às práticas literárias convêncionais. Será escolhido um tema para a composição de um trabalho individual.

Apresentação


Os alunos irão mostrar os trabalhos desenvolvidos de acordo com os temas escolhidos no módulo anterior interagindo entre si, experimentando a idéia da transmissão de determinado assunto de maneira lúdica e divertida, sendo estimulado a superar as inibições e enfrentar as críticas recorrentes à liberdade de expressão, respeito e tolerância à diversidade de idéias e correntes de pensamento.