leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

terça-feira, 12 de março de 2013

MOMENTO MULHERZINHA: Utilidades - mistura para tirar cheiros desagradáveis

O Momento Mulherzinha de hoje é sobre utilidades domésticas.
Cheiros se acumulam e nem sempre saem com facilidade, às vezes um mofo, algo que foi derramado no carpete/tapete, o xixi do cachorro, excesso de suor, algum vomitado de criança, enfim, desastres e situações inesperadas estão sujeitas ao nosso dia a dia. Se você nunca passou por algum momento de desespero, ou ficou em uma situação incomoda e até constrangedora por conta de cheiros desagradáveis na casa, ou em um cômodo específico ou até mesmo no trabalho, não sabe o que é aperto! 

Principalmente em períodos de chuva, quando nada seca e abrir as janelas é quase impossível...
Pensando em evitar esse tipo situação, encontramos uma dica caseira, com ingredientes simples, fáceis de encontrar e com preços acessíveis que pode ser muito útil e salvar o dia!
Essa mistura quase não tem restrições de uso, você pode usa-la em carpetes, pisos, almofadas, interior de móveis, travesseiros, etc.


                          http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/741449/gd/130755164825/Ambientes-Rusticos.jpg


Você vai precisar de:

1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE DE ÁLCOOL + 1 COLHER DE SOPA DE BICARBONATO SÓDIO + 1/4 COPO DE ÁLCOOL + 1 COLHER DE SOPA DE AMACIANTE.

Dica: como o vinagre e o bicarbonato efervescem usados juntos, procure fazer a mistura num recipiente grande para depois colocar no frasco menor e na seguinte ordem:

1 - água
2 - álcool
3 - bicarbonato
4 - vinagre
5 - amaciante

Borrife sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas...além de tirar maus cheiros deixa o perfume duradouro do amaciante.

Pode ser usado como aromatizador de ambiente, neste caso acrescente umas gotinhas de sua essencia preferida no lugar do amaciante. Captura odores e perfuma.

Se quiser uma limpeza profunda lave o objeto com a mistura, sem medo de estragar qualquer tecido, pelo contrario, o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool faz tudo secar mais rápido.

Tira cheiro de chulé dos tênis, de mofo das roupas, de cachorro, de xixi de cachorro, de vômito das crianças...

Pegou um cachorro no colo ou um bebê vomitou no seu colo e ficou fedido bem na hora de sair? Espirre a mistura num pano que não solte fibras e passe na roupa, ou espirre diretamente na roupa e tire o excesso. Pronto!

Experimente limpar os estofados e teto do carro, principalmente para quem fuma no carro. Você não vai acreditar no resultado, a mistura age retirando o amarelado do teto sem muito esforço.

Também pode limpar bancadas, interior de armários, pisos... enfim, tudo!

Você pode variar o cheiro, e usar sem cheiro nenhum na cozinha.

Mas não exagere nos compostos. Bicarbonato demais vai deixar resíduos, amaciante demais deixa meio ensebado e vinagre demais deixa o cheiro de vinagre.

Passe adiante, só conservamos o que temos dividindo-o com os outros



*Dica retirada da página do Facebook: Coisas De Iarinha