leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

#ANDOUVINDO: SOFARSOUNDS – Walmir Borges


O paulistano Walmir Borges é cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e diretor musical, mas nunca estudou música, alias é necessário explicar esta expressão, nunca freqüentou uma escola ou curso de música, mas desde novo o que mais faz é viver música e, conseqüentemente, observar, estudar, aprender e experimentar, o verdadeiro auto-didata.

Nestes longos anos de carreira já tocou com inúmeros artistas como Pixote, Jeito Moleque, Paula Lima, Edu Tedeschi, Netinho de Paula, Samba de Rainha, Philip Bailey do Earth, Wind & Fire , as escolas de Samba Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Império Serrano e Camisa Verde e Branco, Frejat, Tony Garrido, Seu Jorge, Marti`nália, Fernanda Porto, Fernanda Takay, Zélia Duncan, Marcelo D2, Nasi (ira), Nando Reis, Daúde, Luiz Melodia, Sandra de Sá, D. Ivone Lara, Eliana de Lima, Almir Guineto, Belo, Alexandre Pires, Jair Rodrigues, Jair Oliveira, Luciana Melo, Clube do Balanço, Jorge Ben Jor, Grooveria, Vanessa Jackson, Black in Rio, Alcione, Simoninha, Exaltasamba, Guilherme Arantes, Netinho de Paula, Gustavo Lins, Rodriguinho, Sensação, Sandália de Prata, Katinguelê, Raça Negra, Rappin Hood, Sampa Crew, Aline Muniz, Samprazer, Baile do Simonal, entre tantos outros não citados, mas não menos importantes.


Não se pode dizer se Walmir encontrou a música ou se a música o encontrou o que se sabe é que ela vem de berço, com mãe cantora, pai contra-baixista e avó compositora, a família chegou a montar uma banda de baile, um belo trio, pai, mãe e filho, logo não podia dar em outra coisa.

Na hora de compor procura se inspirar no balaço e requinte das letras e acordes do Djavan, na brasilidade de Jorge Benjor e, até mesmo, nas batidas sul africanas de Salif Kator. Mas, com certeza, criou um estilo próprio, um mix de muitos ritmos, algo eclético e inominável, afinal boa música não tem rótulos, melhor definir simplesmente como “música Brasileira’, mas, se é para nomear o estilo é melhor que o próprio faça isso.”Por onde passo o que fica é o balanço, dizem que tenho a melhor mão direita do mundo, pois é a mão da batida”. Finaliza.  

Walmir Borges se apresentou no SOFAR São Paulo, em Fev/25 



SOFAR SOUNDS é um movimento que une os amantes da boa música oferecendo aos artistas e espectadores a oportunidade única de realizar e presenciar shows intimistas de artistas independentes em apresentações secretas realizada em espaços inusitados. O movimento é global e já acontece em mais de 35 países.