leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sábado, 13 de abril de 2013

ANDOVENDO: Preciosa - Uma História de Esperança

http://4.bp.blogspot.com/_0AukCty4MP0/S5bosu8BhWI/AAAAAAAAJz8/RtKUEq7sl08/s400/preciosa-poster.jpg 

Preciosa, Uma história de Esperança trata de assuntos polêmicos, delicados e de certa forma, dá um tapa na cara de todos nós para a realidade que nem sequer imaginamos existir em guetos e subúrbios.
Temas como preconceito, incesto, gravidez na adolescência, analfabestismo, violência doméstica são um dos vários assuntos explorados no filme. 

Claireece “Precious” Jones, uma jovem que cresceu nos subúrbios de Harlem, sem nenhuma influência positiva da familia, vizinhança e escola, praticamente analfabeta aos 16 anos de idade, mãe de uma garotinha com síndrome de down e grávida do segundo filho, ambos resultado de estupro do próprio pai, com o conhecimento da mãe, cresce sem perspectivas, sem amigos e sofrendo constantes humilhações, inclusive dentro de sua casa.
Com uma mãe apática, viciada em tv e comida, dependente de seguro social, e sempre reclamando e criticando a filha, ela insiste em fazer Preciosa acreditar que escola não serve para nada, que tudo é opressão dos brancos e que todas as mulheres são vadias, incluindo sua própria filha. Para ela, a solução é ir vivendo às custas do dinheiro do seguro social.
Um retrato perfeito da infelicidade.

Para a sorte de Preciosa, um professor a indica para uma escola alternativa, onde o ensino é diferenciado e as salas não são super lotadas e a atenção para cada aluno é especial. Nesse meio, finalmente, Preciosa dá o primeiro passo para mudar o rumo de sua vida, ela conhece pessoas que se importam, aprende ler e escrever, (e o melhor, toma gosto pelo ato), faz amizades e começa a crer em um futuro melhor.  Ao mesmo tempo em que o clima da sua casa chega no limite e ela se vê obrigada a sair com o filho no colo, sem dinheiro e sem lugar para onde ir. Irônicamente, o "tipo de pessoa" que sua mãe condenava é justamente quem estende a mão e ajuda Preciosa. Mas as surpresas não acabam por aí e muita ainda acontece para abalar o mundo da jovem...

É um filme impactante tanto pela temática abordada quanto pela quebra de padrões estéticos tão apreciados em Hollywood, ao mesmo tempo que é sensível com os sentimentos da personagem, como em algumas cenas onde Preciosa sempre se imagina uma estrela, amada por todos, feliz, sorrindo, como se isso pudesse ajuda-la a superar e aceitar sua verdadeira realidade. Mas, se analisarmos por outro lado, é uma forma esperançosa de vida que ela carrega, para, de alguma forma, ter forças para sobreviver, remetendo a idéia do nome do filme. 

Recomendadíssimo!! 



Ficha técnica 
Diretor: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz, Stephanie Andujar, Chyna Layne, Amina Robinson, Xosha Roquemore, Angelic Zambrana, Aunt Dot, Nealla Gordon, Grace Hightower, Barret Helms, Kimberly Russell, Bill Sage, Susan Taylor, Kendall Toombs, Alexander Toombs, Cory Davis, Rochelle McNaughton, Roy Anthony Tarell Harvey, Abigail Savage, Rodney 'Bear' Jackson, Sapphire, Linda Watson, Emani Reid, Dashawn Robinson, Ashley Livingston, Maurizio Arseni, Chazz Menendez, Roy T. Anderson, Quishay Powell, Vivien Eng, Silje Vallevik, Matthew Bralow, Shayla Stewart, Erica Watson, Ephraim Benton, Shortee Red, Timothy Allen, Nigel Joaquin, Esley Tate
Produção: Sarah Siegel-Magness, Lee Daniels, Gary Magness
Roteiro: Geoffrey Fletcher
Fotografia: Andrew Dunn
Trilha Sonora: Mario Grigorov
Duração: 110 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: PlayArte
Estúdio: Lee Daniels Entertainment / Lionsgate / Smokewood Entertainment Group
Classificação: 12 anos