leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sábado, 6 de abril de 2013

ANDOVENDO: Sicko - $.O.$ Saúde

http://gehosp.com.br/wp-content/uploads/2011/03/sos-saude.jpg 

Sicko é mais um polêmico filme, do gênero documentário, produzido por Michael Moore (você vai se lembrar dele por Tiros em Columbine e Fahrenheit 11 de Setembro). Dessa vez, o alvo de Michael é o $istema de $aúde, como os convênios particulares e até mesmo a parte que cabe ao Governo de assegurar assistencia médica a todos. Aqui no Brasil conhecido como SUS.

Se você alguma vez teve algum problema de saúde, precisou fazer alguma cirurgia, sofreu um acidente vai entender perfeitamente os questionamentos do filme. Burocracias, pedidos negados, atraso, descaso e valores muitas vezes exorbitantes, tanto nas parcelas quanto em medicamentos/materiais etc, que o plano não cobre. Se você já procurou uma empresa para adquirir um plano de saúde vai entender também, quando é feita uma série de entrevistas para verificar seu histórico de doenças e se você apresentar alguma doença pré-existente, além de se submeter a um período mínimo antes de obter o tratamento (mesmo pagando!) e em casos mais extremos, o pedido de entrada pode ser recusado pela empresa.

Se falarmos em números as conclusões são mais assustadoras, como ações que crescem exponencialmente, o que de fato, gera a questão: se o lucro dessas empresas são considerados tão satisfatórios, por que a assistência aos usuários é tão precária?
Foi exatamente essa pergunta que levou Michael Moore a coletar dados, fazer entrevistas, e inclusive, visitar países como Cuba, que garantem assistencia máxima a população, tendo ou não dinheiro.
Ele destaca também o contraste em países onde os médicos recebem incentivos pelo tratamento adequado aos doentes. 

Outro ponto em questão é a constante ação das empresas farmaceuticas, que atualmente estão entre as mais lucrativas do mercado, juntamente com a industria alimentícia (questão abordada em outro documentário de Morgan Spurlock, Super Size Me - Clique para acessar e conferir o ANDOVENDO do mesmo) que além de agirem com conhecidos lobistas, influênciam leis e dão incentivo$ aos politicos para garantir que as coisas continuem como estão, afinal de contas, uma população saudável, não precisa de remédios...

Um excelente documentário, que apesar de se passar nos Estados Unidos, se assemelha bastante com o Brasil. Além de jogar um balde de água fria em quem acredita que planos de saúde são garantias de vidas...

O dinheiro não tem fronteiras, não tem limites, não tem piedade e produz os escravos mais perigosos e irracionais da galáxia!




Ficha técnica  
Título original: Sicko 
Gênero: Documentário
 Duração: 01 h 53 min. 
Ano de lançamento: 2007 
Site oficial: http://www.sicko-themovie.com/ 
Estúdio: The Weinstein Company / Dog Eat Dog Films 
Distribuidora: The Weinstein Company 
Direção: Michael Moore 
Roteiro: Michael Moore 
Produção: Michael Moore e Megham O'hara 
Música: Erin O'hara 
Fotografia: Christoph Vitt 
Edição: Geoffrey Richman, Chris Seward e Dan Swietlik 
Elenco: Michael Moore, Reggie Cervantes, John Graham, William Maher, Linda Peeno