leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

RECOMENDO: OFICINAS DE DANÇAS BRASILEIRAS

O Laboratório de Cultura: Experimentações em Dança, Educação e Cultura Popular é um grupo aberto de troca e vivência educacional e corporal de Uberaba, Minas Gerais. Nosso trabalho tem como foco a experimentação e a recriação do repertório da cultura popular pelo estabelecimento de pontes entre os diversos platôs que compõem a sociedade. Unindo e tensionado o institucional e o familiar, o difuso e o concentrado, o formal e o informal.
 
Pela memória corporal, pelo acordar das raízes de nossa terra, nós buscamos uma relação mais profunda com a cultura, indo além do costumeiro tratamento que é dado ao que se entende por folclore, ainda além do "para inglês ver".
 
É uma relação de vivência, de troca, de criação e recriação. É um trabalho de reinventar as tramas que formam a árvore de saberes e conflitos que dá forma à nossa cultura — pela dança, pelo corpo, pelos risos, pelas tensões e contrações de nossos músculos.
 
O LaPop iniciou-se como um projeto de extensão do Programa Arte Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro junto do SESI (outubro de 2012) e agora trabalha de forma independente, mesmo que em parceria com estas e outras instituições. Atualmente contamos com o apoio da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, com a qual estamos ampliando nosso trabalho e proposta de ação. Para participar do grupo, basta ter interesse. Não há prérequisitos corporais, de idade ou de conhecimentos prévios em dança, cultura ou música.
 
Devido à importância que damos à cultura popular e à criação de pontes entre contextos culturais distintos, buscamos o tempo todo pela inserção de pessoas das mais diversas áreas e conhecimentos no grupo, principalmente daquelas já envolvidas com cultura popular, tradição e educação.
 
Atualmente o grupo se encontra sob a coordenação de Victor Gargiulo, pedagogo, pesquisador e "dançadô", que vem realizando pesquisas e vivências na área de cultura popular, educação, tecnologias cognitivo computacionais e dinâmicas de grupo desde 2006 junto da Universidade Federal de Uberlândia, da Universidade Federal de Pernambuco e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
 
Objetivos
  • Entender as dinâmicas entre educação, dança, música e cultura popular;
  • Comparar e diferenciar aspectos pertinentes à cultura popular brasileira, às relações de poder e empoderamento,
  • pondo em perspectiva as micro relações de grupo;
  • Analisar os elementos constituintes do corpo brasileiro em seus planos afetivo simbólicos;
  • Inferir sobre estratégias de elaboração de “pontes” entre os espaços de educação formal e não-formal;
  • Criar dinâmicas e coreografias coletivamente a partir de elementos da cultura popular brasileira;
  • Avaliar os procedimentos, concepções e produtos concebidos no decorrer deste trabalho e utilizar o feedback de forma significativa a aprimorar os espaços de ação disponíveis.
Atividades
  • Palestras
  • Seminários
  • Apresentações
  • Oficinas
  • Aulas-espetáculo
Laboratório de Cultura:
Experimentações em Dança, 
Educação e Cultura Popular
laboratoriodecultura.blogspot.com
Ensaios:
 Sábados, na Rua Patos nº 457, 
Uberaba – MG, a partir das 14h30