leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ANDOVENDO ANIMAÇÃO: VIDA DE RÃ NA ERA DOS DINOSSAUROS



Uberabatrachus carvalhoi é uma pequena rã que habitou a região de Peirópolis-MG há 70 milhões de anos, no mesmo lugar onde foram achados dinossauros titanossauros e abelissaurideos. 

Conhece-se um esqueleto proveniente da Formação Marília, que foi publicado por pesquisadores do Museo Argentino de Ciencias Naturales de Buenos Aires e do Centro de Pesquisas Paleontológicas L. I. Price, CCCP-UFTM, na revista internacional Gondwana Research, no ano 2012.
 
Seu nome Uberabatrachus significa a rã de Uberaba e carvalhoi é uma homenagem ao Dr. Ismar de Souza Carvalho, paleontólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Uberabatrachus media cerca de 8 cm de comprimento. Possuía cabeça grande, sendo curta e larga. Como outros anuros, vivia perto de lagoas e córregos, e alimentava-se de pequenos insetos, larvas, e outros invertebrados. 

As características presentes em Uberabatrachus indicam que é um membro do grupo Hyloides, que abrange a maioria das famílias de rãs e sapos neotropicais atuais.
Uberabatrachus é um achado importante porque mostra que os neobatrachios eram bem diversificados ao final do período Cretáceo.

Esta é uma animação que mostra como poderia ser a vida do pequeno anfíbio em meio aos gigantescos dinossauros.

A animação foi realizada em 3 meses de trabalho usando os softwares Maya, Z Brush, After Effects e Premiere. 

Paleoarte; Modelagem 3D; Textura; 
Iluminação; Rigging; Fotografia; 
Render; Edição e Sonorização: Rodolfo Nogueira
Trilha Sonora Original: Erllei Cruz Diamante