leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ARTE: O DESIGN PRÁTICO E INTUITIVO DE MARUJA FONTES

Maruja Fontes Are é uma arquiteta, designer industrial, têxtil e de móveis porto-riquenha e especializada em projetos ambientais pela Universidade de Porto Rico. 

Seus trabalhos já receberam prêmios pela inovação e criatividade em diferentes feiras e exposições pelo mundo.

Segundo a artista: "Todos os meus projetos começam com um conceito. Eu acredito que é o elemento-chave para uma boa peça ou design. O conceito é a alma da peça - o que estabelece a sua individualidade. A maioria dos meus conceitos são derivados da natureza e aspectos da vida diária, que geralmente passam despercebidas ou de uma informação adquirida".

O que me chamou bastante atenção no seu trabalho foi a utilização de plantas combinadas em ambientes internos, mostrado na imagem abaixo.




O detalhe principal dessas obras são os materiais utilizados na sua construção, toda a matéria prima base é provinda de material reciclável. É um trabalho que valoriza elementos encontrados no lixo e que teriam destino completamente diferente.

Veja esse copo projetado por ela, o formato se baseia nos princípios do design universal. Simples e intuitivo se adapta perfeitamente à forma como seguramos objetos.


Abaixo você pode ver um sistema de paredes móveis que se tornam parte da paisagem pública. Suas obras transformam as paredes de um espaço, tornando-o funcional e esteticamente agradável. Como o espaço é de transição, as necessidades de todos os passageiros são levados em consideração.


O design é feito para uma pessoa magra, enquanto espera, deixando espaço para os outros passageiros para passar sem congestionar os corredores. Ele é composto de dois moldes idênticos na forma como peças de quebra-cabeça, criando padrão infinito.


visite também: