leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quarta-feira, 31 de julho de 2013

LI NA FOLHA: "O MUNDO PRECISA DOS CURSOS VIRTUAIS PARA INSTRUÇÃO SUPERIOR"

Li na segunda-feira passada - 22/07/2013 no caderno TEC da Folha de São Paulo - uma entrevista interessante feita com Daphne Koller, cofundadora da plataforma de cursos online Coursera e um texto mostrando que no Brasil, o Veduca*, promete ser uma ótima alternativa para cursos tecnológicos e de engenharia.


Ao meu ver, as duas matérias visam colocar em debate e esclarecer melhor alguns pontos sobre a educação a distância, bem como levantar a discussão sobre a necessidade de se oferecer acesso a universidades e ensino de qualidade em locais onde esse tipo de acesso inexiste.

Levantando pontos interessantes e reforçando que o acesso à educação é uma dificuldade não apenas em países onde o ensino possui qualidade relevante. Segundo Daphne, "Na Índia, existe um projeto para aumentar de 13% para 30% o índice de formação superior. Para isso, o país teria que construir um número estimado de 1600 universidades. Mesmo se você puser de lado o problema logístico da construção, se essas universidades existissem não haveria professores o suficiente para lecionar nelas. Por isso é que você precisa de um método alternativo."

O ensino online auxilia na formação de pessoas já graduadas e que querem expandir seus conhecimentos, isso, sem deixar de reconhecer o papel da universidade na socialização dos estudantes, colocando-os em contato com situações e práticas que podem leva-los a serem pessoas melhores.

*Veduca é uma plataforma totalmente inovadora de aprendizado online. Aqui você encontra o melhor conteúdo em ensino superior da internet, previamente selecionado e organizado por áreas de conhecimento. Registrando-se, você pode fazer buscas nas legendas, fazer anotações referenciadas na timeline das videoaulas, acompanhar sua evolução, testar seus conhecimentos e obter certificados de conclusão de cursos. Experimente!


Leia mais sobre o Coursera em