leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

MOMENTO PET: É INVERNO, E AGORA?!?!

É inverno, e agora?! 
Durante a época mais fria do ano, os animais de estimação necessitam de cuidados especiais. É nessa estação que as doenças respiratórias, alergias e viroses se tornam mais comuns. O frio e o stress térmico, comprovadamente, reduzem as defesas naturais dos animais, os deixando mais sensíveis à doenças.


Além disso, os vírus e partículas de alérgenos se suspendem e permanecem no ar mais facilmente em decorrência do clima mais seco e temperaturas mais baixas.

A dica é: mantenha a vacinação, vermifugação e controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) do seu animal em dia. Só assim ele estará protegido contra viroses respiratórias e outras doenças; abuse de agasalhos e edredons, caminhas ou paninhos para dormir.

Dê preferência para malhas e moletons que são mais fáceis de lavar e dificilmente causam alergias; mantenha água à vontade e de fácil acesso para o seu pet (especialmente para gatos); consulte periodicamente o seu médico veterinário de confiança, principalmente caso o seu animal apresente tosse, espirros, descarga ocular ("remela"), coceira ou feridas pelo corpo.

O seu melhor amigo precisa de cuidados o ano todo! Mas é no inverno é que você precisa redobrar o seu carinho e atenção por ele! Ele merece!

Renato de Araújo Lima 
Médico Veterinário Clínico e Cirurgião 
Clínica Veterinária SIGMA - João Pinheiro/MG