leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

É O BICHO: HETEROCEPHALUS GLABER, O ESTRANHO RATO-TOUPEIRA-PELADO


Essa espécie de toupeira, como todos os roedores, possui dentes incisivos que nunca param de crescer e que precisam ser gastos constantemente.Eles gastam seus dentes cavando.Segundo pesquisas recentes, esses ratos tem uma longevidade maior do que outros ratos, e também parece que eles são resistente ao câncer.

O rato-toupeira-pelado ou rato-toupeira-nu (Heterocephalus glaber) é um roedor da família Bathyergidae e a única espécie do gênero Heterocephalus.

Pode ser encontrado na Somália, Etiópia central e muito do norte e leste do Quênia, estendendo-se ao sul até o Parque Nacional de Tsavo Ocidental e a cidade de Voi.

Também é registrado no Djibouti, sugerindo que a espécie tinha uma distribuição geográfica mais ampla que a atual.


Essa espécie de rato é conhecida por viver a vida inteira (ou maior parte dela), embaixo do solo, sendo, raramente vistos na superfície. A rainha do grupo acasala-se com um único macho, é ela quem comanda os outros membros do grupo, ela mantém o controle através dos feromônios que libera em sua urina, quando os outros entram em contato com a urina ficam suscetíveis a ela.

A rainha impede qualquer membro do grupo de acasalar, as fêmeas são impedidas através dos feromônios, os machos são surrados e empurrados por ela quando estão com interesses reprodutivos. A reprodução por parte dos membros do grupo só é feita quando um macho sai da toca, a procura de outra para poder acasalar.

No site da Revista Galileu você pode encontrar uma matéria bem interessante falando da relação Rato-toupeira x Câncer.