leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

É O BICHO: O SORRIDENTE E ENCANTADOR EUBLEPHARIS MACULARIUS, CONHECIDO COMO LEOPARD GECKO


A lagartixa-leopardo tem esse nome, porque sua coloração selvagem quando adulto é, normalmente creme amarelado com bolas e listras pretas.


Esse réptil, originário do Oriente Médio (Paquistão, Afeganistão e Irã) e da Índia, encontra-se normalmente nas áreas desérticas e montanhosas do Paquistão, oeste da Índia e Afeganistão.


O Eublepharis macularius, é um réptil pertencente à família Gekkonidae. Mede aproximadamente 22 centímetros, podendo alcançar os 27 centímetros.

A seleção artificial feita em cativeiro, deu origem a um grande número de variedades e esquemas de cor, distintas dos padrões selvagens. Algumas destas incluem: Amarelo forte, laranja, listrado (striped), lavanda (lavander), amelanístico (sem pigmentação preta nas marcas) e muitas outras mutações.

Alguns outros tipos de lagartixas criadas como animais de extimação pelo mundo


Tem entre 1 e 2 ovos por cada postura, acabando por eclodir ao fim de 42 a 84 dias de incubação. Tem um período de vida de até 20 anos.


Sua alimentação consiste de insetos, como baratas , grilos e tenébrios. Apresenta manchas amarelas, roxas, azuis e pretas na pele, fazendo com que cada membro da espécie seja único.

É ou não é um bicho lindo?