leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ANDOVENDO FILME: FEBRE DO RATO


"Febre do Rato" é uma produção nacional, dirigida pelo pernambucano Cláudio Assis e escrita por Hilton Lacerda.

Eu não consigo me lembrar como cheguei até este filme, mas de alguma maneira estava salvo em meus "Favoritos" para uma apreciação futura. Há duas semanas enquanto buscava alguma pérola esquecida por mim em algum canto do computador, acabei encontrando um link para a versão completa da obra e fui assistir.

Definitivamente, "A Febre do Rato" não é um filme que agradaria a todas as pessoas e nem mesmo tem a intenção de sê-lo. É visceral demais, preto e branco, cheio de poesia, de política, foge muito dos padrões, é envolvente, contagiante e possui uma intensidade brutal.

Se estiver disposto a abandonar certos pré-conceitos com o que pode nos parecer estranho, e ainda, tiver a sensibilidade necessária para perceber beleza mesmo nas situações mais bizarras e incômodas, com certeza estará apto para adentrar o louco mundo do personagem principal, o poeta, anarquista e transgressor, Zizo.

O longa recebeu vários prêmios dentro do país e fora daqui, recentemente, foi eleito o melhor filme do Festival de Cinema de Havana em Nova York.

Confira a sinopse e caso tenha interessa em assistir, dê logo o play.


Sinopse: Febre do Rato é uma expressão popular típica da cidade do Recife que designa alguém quando está fora de controle, alguém que está danado. E é assim que Zizo, um poeta inconformado e de atitude anarquista, chama um pequeno tablóide que ele publica as próprias custas. Vivendo em um mundo particular, Zizo se depara com Eneida, uma jovem de aproximadamente 18 anos, que instiga e promove a transformação do poeta.




Título original: Febre do rato Direção: Cláudio Assis
Roteiro: Hilton Lacerda
Produção: Julia Moraes e Claudio Assis
Fotografia: Walter Carvalho
Edição: Karen Harley
Gênero: Drama 
País: Brasil 
Ano: 2012
Tempo: 90 minutos

Elenco:
(Zizo)Irandhir Santos, (Eneida) Nanda Costa, (Pazinho) Matheus Nachtergaele, (Anja) Conceição Camarotti, (Boca Mole) Juliano Cazarré, (Vanessa) Tânia Granussi, (Rosângela) Mariana Nunes, (Oncinha) Victor Araújo, (D. Marieta) Ângela Leal, (Stellamaris) Maria Gladys, (Bira)Hugo Gila