leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

NAVEGANDO: "IMAGINE", UM PROJETO MEXICANO QUE TRANSFORMOU ARMAS EM INSTRUMENTOS MUSICAIS



O Brasil é um país bem violento, mas tenho a impressão, de que o México é muito mais, apesar de algumas pessoas já me falarem que o nível é semelhante. Existem diversos tipos de violência, e infelizmente, grande parte destes atos contam com a presença de armas de fogo.

Pedro Reyes é um engajado artista mexicano que apoia diversas causas sociais,  principalmente a questão do desarmamento.  Em 2008, motivado por estes e outros fatores, criou o projeto "Palas por Pistolas", "Pás por Pistolas" em português, onde transformou 1527 armas no mesmo número de pás, para plantar quantidade semelhante de árvores.


No ano passado, após tomar conhecimento deste trabalho, o governo mexicano entrou em contato com ele e ofereceu um lote de 6700 armas que seriam destruídas, para que fosse desenvolvido algum trabalho. A proposta foi aceita, mas desta vez o artista queria fazer algo novo e decidiu transformá-las em instrumentos musicais.

O projeto foi batizado como "Imagine", pois segundo o idealizador, muitas das liberdades que temos hoje em dia também foram consideradas utópicas no passado e o primeiro passo para se tornarem realidade foi a imaginação.

Com a ajuda de seis músicos/designers de instrumentos e dois artesãos especialistas em ferro, eles produziram 50 incríveis instrumentos musicais de percussão, sopro e cordas,  em apenas duas semanas. Depois de prontos, o grupo se juntou para fazer um som e o que antes ecoava gritos de morte, agora soava uma melodia cheia de vida. Dá uma olhada aí.