leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

RECOMENDO: FESTIVAL VISÕES PERIFÉRICAS 2013


  
Em sua 7ª Edição irá exibir mais de 80 filmes e homenageará o artista e compositor Marcelo Yuka

Já integrante do Calendário Cultural Oficial da cidade do Rio de Janeiro, o Festival Visões Periféricas - Audiovisual, Educação e Tecnologias apresenta a sua sétima edição entre os dias 15 e 22 de agosto. Serão mais de 80 filmes exibidos em quatro mostras competitivas e outras informativas, entre salas de cinema, espaços comunitários e até praça pública. O evento irá avaliar e premiar produções de jovens talentos do audiovisual, além de promover o encontro entre diferentes instituições e grupos realizadores existentes no Brasil e em países ibero-americanos. O festival conta com o patrocínio da Oi e Secretaria de Estado de Cultural do Rio de Janeiro, com apoio cultural do Oi Futuro.

Há sete anos o festival, que não se dedica só a exibição de filmes, mas é um espaço de intercâmbio de linguagens e produções que vêm das periferias (favelas, comunidades quilombolas e indígenas), promove o debate do audiovisual inserido na educação e a experimentação no uso de novas tecnologias. O curta “Pouco mais de um mês”, de André Novais Oliveira, um dos escolhidos para abrir o festival, participou do Festival de Cannes este ano. Foram mais de 550 filmes inscritos e o público esperado para essa edição é de mais de 4 mil pessoas.


“A cada ano o festival tem o desafio de fazer uma programação que seja estimulante para o público e para os realizadores, que gere bons debates e fomente uma rede entre eles. O Visões procura quebrar barreiras, reinventar o conceito de periferia a partir dos filmes e do encontro entre diretores vindos de lugares diferentes e com propostas estéticas diversas. Queremos o acesso democrático, a integração da cidade, da mobilidade e da mistura de pessoas e ideias”, destaca Marcio Blanco, idealizador do Visões Periféricas.



“Esta sétima edição reafirma a identidade do festival com a Oi e as diretrizes do Oi Futuro. O festival reverbera diversas vozes e olhares e divulga a produção artística contemporânea, levando a criação audiovisual para salas de cinema, espaços comunitários e públicos e integrando diferentes áreas da cidade”, diz Roberto Guimarães, diretor de Cultura do Oi Futuro.



Pioneiro no Rio de Janeiro, o festival foi o primeiro evento a oferecer espaço para produções vindas de projetos, oficinas e escolas livres no Brasil e Ibero-américa. Além disso, também levou a cultura e a diversidade nacional às favelas cariocas e comunidades, incluindo esses locais dentro da programação de exibições.



Hoje, o evento se tornou uma referência no país para jovens realizadores, pesquisadores e o público em geral.


Homenageado 2013


O 7º Festival Visões Periféricas irá homenagear o artista e compositor Marcelo Yuka, fundador e baterista do grupo O Rappa. Artista engajado e importante liderança social por meio da arte, defende soluções humanas para o grave problema da violência no país. Yuka participa ativamente de projetos e é fundador do F.U.R.T.O. - Frente Urbana de Trabalhos Organizados, e da B.O.C.A. - Brigada Organizada de Cultura Ativista, organização de Cultura Ativista, que leva cultura e educação para entidades carcerárias.

Marcelo Yuka, como ele mesmo se define, é um artista 360º. Além de todo ativismo e engajamento em projetos sociais ele também tem uma forte ligação com o audiovisual. Em 2007 dirigiu junto com Júlio Pecly e Paulo Silva o curta-metragem “O filme do filme roubado do roubo na loja de filmes”, exibido na primeira edição do Visões Periféricas. O músico também fez parte da Companhia Brasileira de Cinema Barato, composta por cineastas e moradores da Cidade de Deus que juntos lançaram um Manifesto em prol da democratização do audiovisual.

“Buscamos homenagear no festival pessoas que na prática contribuem para uma cultura da diversidade, do pensamento democrático, da disponibilidade para interagir com o diferente, com o que está mais distante do seu círculo social e intelectual. E o Yuka representa muito bem isso”, diz Karine Melissa Mueller, coordenadora do festival.

Mostras principais

Visorama (competitiva): a mostra tem como principais características a diversidade e a originalidade. Composta por filmes de jovens aprendizes de audiovisual das múltiplas periferias brasileiras. São filmes de até 30 minutos produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação audiovisual, que serão avaliados por um júri especializado. 

Fronteiras Imaginárias (competitiva): participam candidatos que já tem experiência no mercado audiovisual com filmes e produções sobre a temática do olhar singular das “periferias”. Encontro de pessoas e experiências ampliando o universo de expressão e percepção, espaço de troca sobre os novos conceitos da “periferia” no mundo moderno. Filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes e coletivos do audiovisual, que serão avaliados por um júri especializado. 

Ibero-americana (panorama internacional de filmes produzidos nos países dessa região): reúne uma seleção de produções de até 30 minutos com histórias e retratos desses países, abordando diferentes temas e aspectos sociais. Na plateia e nas mesas de debate, realizadores, diretores e atores ibero-americanos. 

Tudojuntoemisturado (competitiva): voltado para qualquer pessoa que se interesse por produção audiovisual. Sem temática específica, a única regra é o filme ter no máximo 5 minutos de duração. A mostra incentiva o uso dos novos recursos tecnológicos e algumas produções são feitas com dispositivos móveis, câmeras fotográficas e celulares. A votação e exibição dos filmes é online.

Cinema da Gema (competitiva): filmes produzidos por cariocas e realizadores do estado do Rio de Janeiro.

Confiram a programação abaixo:

Dia 16/08, sexta-feira

10h30 e 13h – Cineclube Subúrbio em Transe/Cineclube Grécia. Exibição dos filmes: À sombra da Mucuri, alunos da Escola Estadual de Mucurici – 10min, Brasil 2011. Livre. Terra, cuide dessa bola, Cacinho – 11min, Brasil 2012. Livre. Julieta de bicicleta, Marcos Flávio Hinke – 10min, Brasil 2012. Livre. Rua Ponta Porã, 15 (esquina com a E. de Água Grande), Vista Alegre, RJ.

18h – Mostra Visorama 1. Exibição de quatro curtas inéditos: Recordatórios Piratas, Apoena Junqueira e Rafael Carmelo – 7min, Brasil 2012. Classificação indicativa 10 anos. Casas Marcadas, Adriana Barradas, Alessandra Schimite, Ana Clara Chequetti, Carlos Moreira (Beto), Éthel Oliveira e Juliette Lizeray – 10min, Brasil 2012. Livre. Acesso: do baile funk ao museu, direção coletiva da Rede Jovem de Cidadania – 27min, Brasil 2011. Livre. Santos F.C. do Alemão, Evangelista Barros, Caolin Melo, Maycon Wandré – 20min, Brasil 2012. Classificação indicativa 12 anos. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

20h – Fronteiras Imaginárias 1. Exibição de cinco curtas inéditos: Pequenos, Alexandre Rafael Garcia – 14min, Brasil 2012. Livre. Veraneio, Leon Sampaio – 14min, Brasil 2013. Classificação indicativa 12 anos. Um diálogo de ballet, Filipe Matzembacher e Marcio Reolon – 7min, Brasil 2012. Livre. Da alegria, do mar e de outras coisas, Ceci Alves – 13min, Brasil 2012. Classificação indicativa 14 anos. Duques e barões, Kiko Alves – 18min, Brasil 2012. Classificação indicativa 10 anos. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

Dia 17/08, sábado

15h – Mostra Lugar Incomum – Exibição de cinco curtas: Monte Pedral, Marcley de Aquino – 15min, Brasil 2012. Livre. Estação Bahia, André Michiles e Fábio Bardella – 14min, Brasil-Cuba 2012. Livre. Cohab, Lincoln Péricles – 9min, Brasil 2012. Livre. Borum Krenak, Adriana Jacobsen – 10min, Brasil 2013. Livre. Desterro, Cláudio Marques e Marília Hughes – 13min, Brasil 2012. Livre. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

17h – Mostra Visorama 2 – Exibição de seis curtas inéditos: Pequeno Monstro, Nildo Ferreira e Kauê Nunes – 6min, Brasil 2012. Livre. Essa é a minha vida, direção coletiva – 14min, Brasil 2012. Livre. Pra onde a escola vai?, Amanda Santos, Beatriz Santana, Camilla Oliveira e Luis Felipe Matias – 12min, Brasil 2012. Livre. No lixão com uma câmera na mão, coletivo do IE Governador Roberto Silveira – 8min, Brasil 2012. Livre. Quem vê quem, direção coletiva – 2 min, Brasil 2013. Livre. Mbya Mirim, Patricia Ferreira (Keretxu) e Sandro Ariel Ortega – 21min, Brasil 2012. Livre. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

17h – Mostra de médias-metragens – Exibição de dois filmes: Ramigos da mangueira, Eduardo Bianchi e Carla Leal Helal – 37min, Brasil 2012. Livre. Mulheres luminosas, Pedro Pontes – 30min, Brasil 2012. Livre. Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241, Centro.

19h – Mostra de longa-metragem – Exibição do filme e debate: Marcelo Yuka no Caminho das Setas, Daniela Broitman – 95min, Brasil 2011. Classificação indicativa 12 anos. Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241, Centro.

19h – Fronteiras Imaginárias 2 – Exibição de quatro curtas inéditos: A eleição é uma festa, Fábio Rogério – 19min, Brasil 2013. Livre. A caroneira, Otavio Chamorro e Tiago Vaz – 19min, Brasil 2012. Classificação indicativa 12 anos. Subversivos, Beto Oliveira – 18min, Brasil 2012. Livre. Barakanã, o filme, Chico Serra, Cilan Oliveira, Raniere Dias, Jaclyn Dubois, Youngwon L. Kim – 10min, Brasil e EUA 2012. Livre. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

19h – Exibição Nave Madureira – A Batalha do Passinho, Emílio Rodrigues – 75min, Brasil 2013. Livre. Parque Madureira s/nº, Madureira.

Dia 18/08, domingo

15h – Fronteiras Imaginárias 3 - Exibição de quatro curtas inéditos no Rio de Janeiro: A mulher no alto do morro, Cássio Pereira dos Santos – 11min, Brasil 2012. Livre. Cidade improvisada, Alice Riff – 19min, Brasil 2012. Livre. Vida na areia, Fernanda Friedrich – 14min, Brasil 2013. Livre. Somos todos, Nathália Dielú e Bruna Monteiro – 20min, Brasil 2013. Livre. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

16h – Mostra de longa-metragem – Exibição do filme e debate: Esse amor que nos consome,

Allan Ribeiro – 80min, Brasil 2013. Classificação indicativa 12 anos. Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241, Centro.

18h - Mostra Lugar Incomum – Exibição de cinco curtas: Monte Pedral, Marcley de Aquino – 15min, Brasil 2012. Livre. Estação Bahia, André Michiles e Fábio Bardella – 14min, Brasil-Cuba 2012. Livre. Cohab, Lincoln Péricles – 9min, Brasil 2012. Livre. Borum Krenak, Adriana Jacobsen – 10min, Brasil 2013. Livre. Desterro, Cláudio Marques e Marília Hughes – 13min, Brasil 2012. Livre. Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241, Centro.

18h – Cerimônia de premiação das mostras competitivas Visorama e Fronteiras Imaginárias. Livre. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

19h – Cineclube Cine Atitude – Morro azul, Gustavo Melo – 13min, Brasil 2013. Classificação indicativa 14 anos. A partir do final, Luiz Claudio dos Santos e Guilherme Folly – 11min, Brasil 2012. Livre. Cabeças coroadas, Saullo Farias Vasconcelos – 7min, Brasil 2012. Livre. Tutti-frutti, João Ademir e Marcelo Engster – 8min, Brasil 2012. Classificação indicativa 12 anos. Dó, Elder Barbosa – 19min, Brasil 2011. Livre. Pinheirinho, Julio Pecly – 8min, Brasil 2012. Classificação indicativa 12 anos. Ladeira do Santa Marta | Bar Cultural do Antonio (Tota) – Rua Mal. Francisco de Moura, 125.

19h – Cineclube Donana - À sombra da Mucuri, alunos da Escola Estadual de Mucurici – 10min, Brasil 2011. Livre. Terra, cuide dessa bola, Cacinho – 11min, Brasil 2012. Livre. Julieta de bicicleta, Marcos Flávio Hinke – 10min, Brasil 2012. Livre. Óculos mágicos, direção coletiva da Escola Municipal Dunshee de Abranches – 6min, Brasil 2012. Livre. O macaco e o rabo, direção Coletiva – 8min, Brasil 2011. Livre. O cangaceiro, Marcos Buccini – 5min, Brasil 2012. Classificação indicativa 12 anos. Eram os deuses extraterrestres?, Cacinho – 6min, Brasil 2012. Livre. Sonho, alunos do CIEP Presidente Agostinho Neto – 2min, Brasil 2012. Livre. La luna, Ileana Andrea Gómez Gavinoser – 1min, Argentina 2012. Livre. El susto, Diego Parra – 5min, Colômbia 2012. Livre. Mundo eléctrico, direção Coletiva – 2min, Argentina 2012. Livre. Rua Aguapeí, 197, Piam – Belford Roxo, RJ.

Dia 19/08, segunda-feira

15h II Deseducando com o Olhar Seminário de Audiovisual, Educação e Tecnologias. Exibição dos filmes: Cidade improvisada, Alice Riff – 19min, Brasil 2012. Livre. Barakanã, o filme, Chico Serra, Cilan Oliveira, Raniere Dias, Jaclyn Dubois, Youngwon L. Kim – 10min, Brasil e EUA 2012. Livre. Planeta Anão, Bruno Vianna, 2min, Brasil. Livre. 15h30 – A cidade narrada pelas redes, mediação de Cintia Fernandes e debatedores: Bruno Vianna, Alice Riff, Chico Serra e Clian Oliveira. UERJ Maracanã - Rua São Franscisco Xavier, 524, 10º andar. RAV 102, Bloco F, Pavilhão João Lyra Filho – Maracanã.

18h – Ocupação Visões Periféricas na Praça General Osório – Intervenção teatral com Dionise-se, Poesia com Cairo Trindade, Denizis Trindade, Marisa Vieira, Manoel Herculano, Mano Melo, Dança afro com Marli dos Santos (Negrah), Performance com Alê Gabeira. Praça General Osório, Ipanema.

18h – II Deseducando com o Olhar Seminário de Audiovisual, Educação e Tecnologias. Exibição do filme: Acesso: do Baile Funk ao Museu, Clebin Quirino - 27min, Brasil.  18h30 – Juventude, cultura e cidade, mediação de Fernando Gonçalves e debatedores: Clebin Quirino, Marcelo Lin (Associação Imagem Comunitária), Frederico Cardoso (Cidadela), Davy Alexandrisky (Campus Avançado). UERJ Maracanã - Rua São Franscisco Xavier, 524, 10º andar. RAV 102, Bloco F, Pavilhão João Lyra Filho – Maracanã.

20h Ocupação Visões Periféricas na Praça General Osório – Exibição de quatro filmes: Gigantes da alegria, Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano – 12min, Brasil. Livre. Cidade improvisada, Alice Riff – 19min, Brasil 2012. Livre. Barakanã, o filme, Chico Serra, Cilan Oliveira, Raniere Dias, Jaclyn Dubois, Youngwon L. Kim – 10min, Brasil e EUA 2012. Livre. A eleição é uma festa, Fábio Rogério – 19min, Brasil 2013. Livre. Praça General Osório, Ipanema.

Dia 20/08, terça-feira

16h – Mostra Ibero-americana 1 – Exibição de sete curtas inéditos: Pequeños descambios, Maria Paula Falla – 12min, Colômbia 2012. Livre. Santusa, Ri Huai Kumi, direção Coletiva – 7min, Argentina 2012. Livre. Empecemos de nuevo, "lo que me gusta", direção Coletiva – 4min, Argentina 2012. Livre. Toma 2, Taller Eduimagendoc – Colegio 13 “Tomás Espora” – 9min, Argentina 2013. Livre. Flores arrancadas, María Soledad González – E.E.M n°1 D.E 12 “Julio Cortázar” – 20min, Argentina 2012. Livre. Excursión a la tierra, Bianca Maschio, Martín Rodríguez del Castillo e Gonzalo Pietraszek – 2min, Argentina 2012. Livre. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

18h II Deseducando com o Olhar Seminário de Audiovisual, Educação e Tecnologias. Mbya Mirim, Patricia Ferreira (Keretxu) e Sandro Ariel Ortega – 21min, Brasil 2012. Livre. No Lixão com uma câmera na mão, 8 min, Brasil. Livre. 18h30 – “Eu é um outro”: audiovisual, educação e alteridade, mediado por Patrícia Rabello (Ppgcom UERJ) e debatedores: Sandro Ariel Ortega (Mbya Mirim); Raquel Coutinho (Cinemaparatodos); Luciana Bessa (Gerência de Mídia-Educação, coordenadora do Projeto Cineclube nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação). Cidade improvisada, Alice Riff – 19min, Brasil 2012. Livre. Barakanã, o filme, Chico Serra, Cilan Oliveira, Raniere Dias, Jaclyn Dubois, Youngwon L. Kim – 10min, Brasil e EUA 2012. Livre. Acesso: do Baile Funk ao Museu, Clebin Quirino - 27min, Brasil. Planeta Anão, Bruno Vianna, 2min, Brasil. Livre. UERJ Maracanã - Rua São Franscisco Xavier, 524, 10º andar. RAV 102, Bloco F, Pavilhão João Lyra Filho – Maracanã.

19h – Cineclube Cine Atitude – Exibição de quatro curtas: A eleição é uma festa, Fábio Rogério – 19min, Brasil 2013. Livre. A caroneira, Otavio Chamorro e Tiago Vaz – 19min, Brasil 2012. Classificação indicativa 12 anos. Subversivos, Beto Oliveira – 18min, Brasil 2012. Livre. Barakanã, o filme, Chico Serra, Cilan Oliveira, Raniere Dias, Jaclyn Dubois, Youngwon L. Kim – 10min, Brasil e EUA 2012. Livre. Ponto de Cultura aos Pés do Santa Marta - Espaço Michael Jackson - Casa de Cultura Dedé - 4ª estação do Plano Inclinado do Santa Marta.

20h  Cinema da Gema 1 – Exibição de cinco curtas: Morro azul, Gustavo Melo – 13min, Brasil 2013. Classificação indicativa 14 anos. A partir do final, Luiz Claudio dos Santos e Guilherme Folly – 11min, Brasil 2012. Livre. Saturno, Mariana Angelito – 11 min, Brasil 2012. Livre. Quinto andar, Ricardo Mansur – 24min, Brasil 2013. Classificação indicativa 14 anos. Cabeças coroadas, Saullo Farias Vasconcelos – 7min, Brasil 2012. Livre. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

Dia 21/08, quarta-feira

18h – Mostra Ibero-americana 2 – Exibição de quatro curtas inéditos: Mupepy munatim, Pedro Peralta – 18min, Portugal 2012. Livre. NAR HEB "Nuestro Territorio", direção Coletiva Ewandan – 22min, Colômbia 2012. Classificação indicativa 12 anos. Dios por el cuello, José Trigueiros – 16min, Espanha 2013. Livre. Cordero de Dios, Bárbara Millar Álvarez – 13min, Chile 2012. Classificação indicativa 14 anos. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

19h – Cineclube Atlântico Negro – Cabeças coroadas, Saullo Farias Vasconcelos – 7min, Brasil 2012. Livre. Desterro, Cláudio Marques e Marília Hughes – 13min, Brasil 2012. Livre. Casas Marcadas, Adriana Barradas, Alessandra Schimite, Ana Clara Chequetti, Carlos Moreira (Beto), Éthel Oliveira e Juliette Lizeray – 10min, Brasil 2012. Livre. Veraneio, Leon Sampaio – 14min, Brasil 2013. Classificação indicativa 12 anos. Barakanã, o filme, Chico Serra, Cilan Oliveira, Raniere Dias, Jaclyn Dubois, Youngwon L. Kim – 10min, Brasil e EUA 2012. Livre. Cidade improvisada, Alice Riff – 19min, Brasil 2012. Livre. Rua São Francisco da Prainha, nº 4, Sobrado, Saúde - RJ

20h – Cinema da Gema 2 – Exibição de seis curtas: Carta para Hayan Rubia, Bárbara Morais e Paula Sancier – 9 min, Brasil 2012. Livre. Olympias, Bia Medeiros – 11min, Brasil 2012. Livre. Tutti-frutti, João Ademir e Marcelo Engster – 8min, Brasil 2012. Classificação indicativa 12 anos. Dó, Elder Barbosa – 19min, Brasil 2011. Livre. Iguaçu: terras de muitas águas, Bender Arruda – 15min, Brasil 2011. Livre. Pinheirinho, Julio Pecly – 8min, Brasil 2012. Classificação indicativa 12 anos. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

Dia 22/08, quinta-feira

15h – Periferia Animada – exibição de onze curtas inéditos: À sombra da Mucuri, alunos da Escola Estadual de Mucurici – 10min, Brasil 2011. Livre. Terra, cuide dessa bola, Cacinho – 11min, Brasil 2012. Livre. Julieta de bicicleta, Marcos Flávio Hinke – 10min, Brasil 2012. Livre. Óculos mágicos, direção coletiva da Escola Municipal Dunshee de Abranches – 6min, Brasil 2012. Livre. O macaco e o rabo, direção Coletiva – 8min, Brasil 2011. Livre. O cangaceiro, Marcos Buccini – 5min, Brasil 2012. Classificação indicativa 12 anos. Eram os deuses extraterrestres?, Cacinho – 6min, Brasil 2012. Livre. Sonho, alunos do CIEP Presidente Agostinho Neto – 2min, Brasil 2012. Livre. La luna, Ileana Andrea Gómez Gavinoser – 1min, Argentina 2012. Livre. El susto, Diego Parra – 5min, Colômbia 2012. Livre. Mundo eléctrico, direção Coletiva – 2min, Argentina 2012. Livre. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

16h – Singular Periferia – exibição de quatro curtas inéditos: Beiramar, o rei do açaí de Dois Irmãos. Conhecedor da mata, das trilhas, de tudo... de fruta, Guilherme Cury e Lucas Simões – 20min, Brasil 2012. Livre. Bhega – Paz, Amor e Natureza, Coletivo do CIEP 326 -  7min, Brasil 2012. Livre. Barrão, Christian Fischgold e André Renaud – 23min, Brasil 2013. Livre. A rosa, Filipe Matzembacher e Márcio Reolon – 8min, Brasil 2011. Livre. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

18h Cerimônia de encerramento e premiação das mostras Cinema da Gema e Tudojuntoemisturado. Oi Futuro Ipanema – Visconde de Pirajá, 54.

Festival Visões Periféricas 2013
www.visoesperifericas.org.br