leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

domingo, 25 de agosto de 2013

NAVEGANDO: EXISTE UMA CIDADE BRASILEIRA ONDE A POPULAÇÃO PODE TROCAR LIXOS RECICLÁVEIS POR ALIMENTOS


Estava circulando pela internet, mais precisamente no Hypeness, e encontrei uma matéria muito legal sobre um projeto criado e desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Umuarama,  localizada no Estado do Paraná, o Programa Lixo que Vale, que está em funcionamento a mais de dois anos e permite que a população troque lixo reciclável por alimentos, adquiridos direto do produtor rural.
O Projeto funciona de maneira bem simples, a cada quilo de material reciclável entregue, a pessoa tem direito a um vale-alimentação, a Moeda Verde, que posteriormente pode ser utilizado para a compra de alimentos em uma feira livre formada pelos pequenos produtores rurais do local. A lista de alimentos oferecidos é bem diversificada e inclui 20 tipos de legumes, verduras e frutas, além de bolachas, doces, pães, ovos, carne e até rapadura. 


A ação já abrange quatro bairros da cidade e desde o ano passado, a comunidade não precisa mais ir até um local específico para trocar o lixo, pois um caminhão passa fazendo está coleta todos os sábado. 

Ainda não consegui encontrar pontos negativos nesta surpreendente iniciativa, ela beneficia várias famílias em situação de vulnerabilidade social, os produtores rurais, a cooperativa de reciclagem de lixo, o meio ambiente e conseguiu ate reduzir a incidência de casos de Dengue

Gostei muito do projeto e acredito que ideias como esta devem ser cada vez mais difundidas e aplicadas pelo Brasil.

Saiba mais em: Programa Lixo que Vale