leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

MOMENTO MULHERZINHA: ADEUS SALÃO! CONHEÇA AS NECESSIDADES DE SEU CABELO E COMECE A TRATÁ-LOS EM CASA!

Olá meninas! Só nós sabemos como é complicado manter os cabelos sempre bem cuidados, principalmente com a correria do dia a dia, onde nos falta tempo e condições para ir ao salão. Porém essa missão não é tão difícil quanto parece, pois o Momento Mulherzinha de hoje selecionou algumas dicas de cuidados com os cabelos para você mesma fazer, gastando apenas alguma horinha por semana e sem sair de casa! Quer melhor?!
 
Bom, antes de mais nada, para tratar de seus cabelos em casa, eles devem no mínimo estar com uma aparência favorável, ou seja com um bom corte e sem pontas ressecadas, para que se apresentem mais saudáveis. É importante conhecer qual o seu tipo de cabelo, pois cada tipo possui necessidades diferentes, e consequentemente os produtos vão variar. Além disso é importante se atentar à temeperatura da água para lavar as madeixas, de forma que seja sempre fria ou morna, nunca quente!
Em termos de quais produtos usar, pouco importa, o que vai contar aqui mesmo, é você conhecer a necessidade de seu cabelo e fazer a hidratação corretamente usando o que tiver em casa!

  1. Cabelos Secos e sem Vida
Para esse tipo de cabelo a rotina de hidratá-los em casa é o melhor tratamento, pois garante vitalidade e beleza. Nessa condição os cabelos precisam de reposição de água.

Hidratação com Máscara
  • Na hora da lavagem, use um shampoo indicado para cabelos secos, ou um antirresíduos;
  • Após enxaguar, seque com bastante cuidado, retirando bem o excesso de água;
  • Passe a máscara que tenha função hidratante (de sua escolha) nos fios, evitando o couro cabeludo. Massageie bastante. Prenda o cabelo para cima e coloque uma touca térmica, na ausência da touca envolva-os com papel alumínio;
  • Deixe agir de acordo com o tempo do fabricante;
  • Enxágue bem;
  • Repetir o procedimento 1 vez por semana no mínimo.
Obs: Se preferir usar ao invés da máscara, alguma ampola com a mesma função hidratante, o procedimento é o mesmo.


2.  Cabelos Quebradiços

Os cabelos quebradiços se encontram em uma se situação ainda mais grave, pois significa que de tão secos não suportam e quebram. Isso geralmente acontece por procedimentos químicos ou por falta de cuidados mesmo. Sendo assim, nessa condição os cabelos precisam de reposição de  proteínas, dentre essas proteínas a mais utilizada é a queratina.

Hidratação com Máscara + Queratina
  • Para a lavar, utilize um shampoo indicado para cabelos quebradiços ou um antirresíduos;
  • Após enxaguar, seque cuidadosamente, retirando bastante o excesso de água;
  • Utilize uma máscara com função reconstrutora, e aliada a ela utilize queratina líquida, ou amploa de hidratação à base de queratina. Separe a quantidade de máscara que você vai utilizar e adicione 10ml da queratina líquida, ou a quantidade da ampola. Passe nos fios, evitando o couro cabeludo e massageando bem;
  • Prenda o cabelo para cima, utilize uma touca térmica ou envolva-os com papel alumínio;
  • Deixe agir conforme o tempo do fabricante (não ultrapassar 20min.)
  • Enxágue bastante.
Obs: Como os cabelos quebradiços estão sempre comprometidos, talvez seja nescessário fazer um Cronograma Capilar (que será nosso próximo assunto a ser tratado daqui 15 dias, portanto não deixem de acompanhar!).
3. Pontas Ressecadas

Para cabelos que possuem pontas ressecadas, o tratamento indicado é o de Umectação (banho de óleo nas pontas). Porém você pode usar sua máscara de hidratação aliada a um óleo de sua preferência. Nesse caso vamos utilizar o óleo de argan.
Hidratção + Óleo
  • Usar o shampoo de costume;
  • Após enxaguar, secar cuidadosamente para retirar o excesso de água;
  • Utilizando a máscara de costume, adicione à ela de 15 a 20 gotas do óleo de argan. Passe essa mistura apenas nas pontas dos fios;
  • Coloque a touca térmica ou envolva-os com papel alumínio;
  • Deixe agir cerca de 20 min.
  • Enxágue bem.
  • Após os cabelos secos, uitlize silicone, reparador de pontas ou óleo de argan apenas nas pontinhas.

4. Cabelos com Luzes (Loiros)
Quem tem cabelos com luzes, sabe que ao passar do tempo, devido à vários fatores, a cor das luzes começa a puxar para o amarelado. Sendo assim é importante usar um shampoo tonalizante (desamareladores), para deixar os fios em um tom menos amarelado e mais natural. E aliado ao shampoo pode ser usada também uma máscara hidratante comum. O uso desses shampoos deve ser de 15 a 15 dias.
 5. Cabelos Castigados pelo Sol
Nesse caso, além do shampoo usado no dia a dia, e das máscaras de hidratação, é importante usar produtos que contenham protetores solares, como um leave-in, um protetor térmico, entre outros.

Bom meninas, agora a falta de tempo e de condições não é desculpa para deixar os cuidados com os cabelos de lado. Ter cabelos lindos e bem cuidados, não é mais mistério! Basta reconhecer qual a condição de seu cabelo, reservar alguma horinha da sua semana, realizar o procedimento indicado e arrasar!
Fiquem ligadas, nas próximas dicas do MOMENTO MULHERZINHA semanalmente no blog Roulets!