leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

É O BICHO: COM SUAS CORES MARCANTES A ARARAJUBA É UMA DAS MAIS BELAS AVES NACIONAIS


Ameaçada de extinção, a Ararajuba é um Psittaciforme da família Psittacidae. Com seu belo colorido amarelo e verde ela é uma das mais belas e representativas aves nacionais.

  
Conhecida também como Guaruba, Guarajuba e Tanajuba. Guaruba e Ararajuba derivam do tupi: guará = pássaro, yuba = amarelo; ou Arara = aumentativo de Ará (papagaio)/papagaio grande, yuba = amarelo.

É uma espécie endêmica do Brasil, seu território é pequeno e se confina à área entre o norte do Maranhão, sudeste do Amazonas e norte do Pará. Recentemente foram avistados indivíduos em Rondônia e no centro-norte do Mato Grosso. A região mais importante está no Pará, entre o rio Tocantins e o baixo Xingu.


Habita a copa de florestas úmidas altas. É bastante social, inclusive no período reprodutivo, vivendo em bandos de 4 a 10 indivíduos. 

É justamente nas áreas de ocorrência da espécie, que se verificam os mais altos índices de desmatamento na Amazônia para formação de pastagens. Dessa forma, a perda de seu habitat é uma das principais ameaças que colocam em risco a sobrevivência dessas aves. O tráfico de aves silvestres é outro fator que contribui significativamente para redução desses indivíduos na natureza.

Preserve a natureza!