leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

domingo, 22 de setembro de 2013

O FUTURO COMEÇA AGORA: EXOESQUELETO BIÔNICO PERMITE QUE PARAPLÉGICOS CONSIGAM ANDAR


Existem diversos fatores que podem levar uma pessoa a ficar paraplégica, ou seja, perder o controle e/ou a sensibilidade dos membros inferiores, sendo que os principais são os acidentes e as doenças neurológicas. Dentre as inúmeras privações que estas pessoas estão sujeitas, uma das mais difíceis de se enfrentar é o fato de não conseguir se manter em pé, nem caminhar, estando sempre dependente de alguém.


E para melhorar a qualidade de vida destes indivíduos, uma empresa norte-americana de tecnologia, a Ekso Bionics, desenvolveu um exoesqueleto biônico, que dá a eles a possibilidade de ficar de pé e caminhar por conta própria, apenas com a ajuda de muletas.

Para substituírem a função neuromuscular e movimentarem as pernas, são utilizados motores elétricos alimentados por baterias. O traje pesa cerca de 25 kg, é feito a base de titânio e alumínio, e possui um design inteligente que facilita e acelera o processo de vesti-lo e tirá-lo. 

A versão atual foi desenvolvida para ser utilizada em hospitais e centros de reabilitação, com a supervisão de um profissional especializado, entretanto, o objetivo da organização é que até o próximo ano, o uso domiciliar já seja possível.

É a tecnologia sendo aplicada de maneira consciente e humanizada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Confira como a roupa biônica funciona no vídeo abaixo.