leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

FAÇA VOCÊ MESMO: RECEITAS ANTIGAS PARA AJUDAR NO COMBATE ÀS PRAGAS QUE INFESTAM AS NOSSAS PLANTAS E JARDINS

Sabemos que todo cultivo, seja em jardim ou vasos, está predisposto a ser atacado por pragas e nessa hora, é recomendável manter a calma e agir com rapidez.

O FAÇA VOCÊ MESMO de hoje é voltado para aqueles que apreciam e/ou são praticantes da jardinagem
 
Ultimamente tenho percebido o aumento no número de formigas nos meus vasos e isso me deixa bastante preocupado por saber que elas "cultivam" verdadeiras fazendas de cochonilhas.

Para auxiliar no tratamento e no extermínio dessas pragas, costumo usar Óleo de Neem, mas ele não funciona efetivamente com todas as pragas como eu imaginava. Por esse motivo, resolvi  consultar os mais velhos e acabei conhecendo algumas receitas de inseticidas naturais que me deram bons resultados.

PARA COMBATER FORMIGAS:
Formiga "cultivando" cochonilhas
Utilize folhas de Agave para combater as formigas.

Pegue três folhas de agave (Agave americana L. e Agave atrovirens), macere e misture com água. Depois é só localizar a entrada do formigueiro e despejar o preparado. Ele reduz o desenvolvimento das formigas dentro do próprio formigueiro.
Agave americana L.
Agave atrovirens
PARA COMBATER PULGÕES:

Afídeo sp. - Pulgão
Lycopersicum esculentum - Tomateiro
As folhas e o caule do tomateiro (Lycopersicum esculentum) têm ação inseticida contra diversos insetos, inclusive pulgões.

Há duas formas de preparo: ferva as folhas e caules em água e deixe esfriar ou coloque as folhas de molho em água fria por 24 horas. Qualquer uma das misturas deve ser pulverizada sobre as plantas.
Ruta graveolens - Arruda
As folhas de arruda (Ruta graveolens) também são ótimas para combater os pulgões e ajudam a manter os cítricos saudáveis.

Ferva folhas durante 5 minutos. Deixe esfriar e pulverize as plantas.

PARA COMBATER COCHONILHAS
Dactylopius coccus - Cochonilha
Annona squamatosa - Fruta-do-conde
A fruta-do-conde ou pinha (Annona squamatosa) tem ação contra brocas, cochonilhas e pulgões através de suas sementes e raízes.
 
Triture as sementes ou raízes e espalhe sobre os locais infestados.

INSETICIDA
Calendula officinalis - Calêndula
Utilize as flores da calêndula (Calendula officinalis) para obter uma excelente ação inseticida.
 
Coloque as flores em um recipiente de vidro despejando água fervente sobre elas. Tampe o recipiente e deixe a infusão descansar por cerca de cinco minutos. Pulverize a infusão fria sobre as plantas.

Estas são as dicas de hoje para você que não deixa de colocar a mão na massa na hora de cuidar do seu jardim. Boa sorte no seu cultivo e fique à vontade para compartilhar com a gente as suas experiências.