leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

RECOMENDO: FESTA LITERÁRIA DE UBERABA - COMEÇA HOJE COM PRESENÇA DO ESCRITOR ANGOLANO JOSÉ EDUARDO AGUALUSA


A FLU chega a sua 3ª edição de com uma programação de peso que vai até o dia 14 de setembro! Fiquem ligados...

A Festa Literária de Uberaba - FLU, começa nesta quarta-feira (11) e vai até dia 14 de setembro. Na noite de abertura, o convidado é o escritor e jornalista angolano José Eduardo Agualusa, que chega da Europa especialmente para participar da Festa. O evento será realizado no Teatro Sesi, às 20h. A entrada é gratuita, porém é obrigatório retirar os ingressos antecipadamente na Alternativa Cultural ou na bilheteria do Teatro. Limite de 02 (dois) ingressos por pessoa. Agualusa também participa de bate-papo literário no dia 12 de setembro, às 14h, no mezanino do Centro de Cultura José Maria Barra. Os ingressos para este encontro estão esgotados.

Sobre Agualusa
José Eduardo Agualusa tem ascendência brasileira, pelo lado materno, e portuguesa, pelo lado paterno. Mantém um forte relacionamento com Angola, Portugal e Brasil, o que contribui para uma síntese cultural desses países lusófonos. Foi estudante de Agronomia e Silvicultura em Lisboa, foi colaborador do diário português “Público”, escreve crônicas semanalmente para o jornal angolano “A Capital” e mensalmente para a revista portuguesa “LER”. Tem um programa de música e textos africanos chamado “A hora das Cigarras”, e transmitido pela rádio portuguesa “RDP África”. 

Já se arriscou por poesias, crônicas, contos, romances, novelas, peças de teatro e literatura infantil. Tem livros traduzidos para mais de 20 idiomas. Entre seus livros publicados estão “Nação crioula” de 1997, “O ano em que Zumbi tomou o Rio” de 2002, “As mulheres do meu pai” de 2007 e “Teoria Geral do Esquecimento” de 2012. Venceu o Prêmio de Ficção Estrangeira conferido anualmente pelo jornal inglês "The Independent" com seu livro “O vendedor de passados", em 2007. Mais sobre o autor: http://www.agualusa.pt/

Sobre a FLU
Organizada pela Editora Melhoramentos em parceria com SESI e Alternativa Cultural, a FLU chega este ano a sua terceira comemoração. Sucesso em suas duas primeiras edições, este ano promete não ser diferente. 
Com o intuito de resgatar e estimular o prazer pela leitura, essa celebração literária incentiva a aproximação do público com autores e livros de maneira lúdica e festiva.

A FLU é uma festa democrática, pois sempre traz convidados que possam atingir o maior público possível, crianças, jovens, adultos e idosos, além de todas suas atividades serem oferecidas gratuitamente, sem nenhuma forma de restrição. Dessa maneira vem premiando os uberabenses com um momento que integra lazer, cultura e diversão.

Escritores convidados
São 10 escritores convidados, de renome nacional e internacional. Todos eles participarão de bate-papos e ministrarão oficinas gratuitas: José Eduardo Agualusa, Breno Lerner, Rosana Rios, Alessandra Pontes Roscoe, Luiz Antonio Aguiar, Roseana Murray, Guga Murray, Leo Cunha, Anna Claudia Ramos e Mauricio de Sousa.

• Alguns escritores permanecerão em Uberaba durante toda a semana de realização da FLU e estarão disponíveis para atender a imprensa.

Oficinas
Restam algumas vagas para as oficinas. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, na Alternativa Cultural (R. Major Eustáquio, 500).

Local e ingressos
A programação da FLU será realizada no Centro de Cultura José Maria Barra / Sesi: bate-papos com autores serão realizados no Teatro. Já as oficinas e programação paralela (música, intervenções artísticas) serão realizadas no Casarão.

Para participar de qualquer atividade é obrigatório retirar os ingressos antecipadamente na Alternativa Cultural ou na bilheteria do Teatro. Limite de 02 (dois) ingressos por pessoa.


Sesi Uberaba / Casarão do Centro de Cultura José Maria Barra
– Praça Frei Eugênio, 291