leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ANDOVENDO ANIMAÇÃO: "TSUMIKI NO IE" (A CASA EM BLOCOS)



Dirigido por Kunio Katô e lançado em 2008, "A Casa em Blocos" ou "A Casa em Pequenos Cubos", foi eleito o melhor curta de animação no Oscar de 2009, sendo esta a segunda vez que uma produção japonesa levava o prêmio nessa categoria. Eu não cheguei a  conhecer os outros projetos que estavam concorrendo com este, mas com um roteiro brilhante, a trilha e os desenhos belíssimos e uma mensagem profunda, era duro vencer este vídeo.

Ela narra a história de um homem, atualmente solitário, que vive em uma região alagada e de tempos em tempos, se vê obrigado a construir um novo pavimento para se proteger da invasão da água. Quando seu cachimbo favorito cai nos andares inferiores, ele parti em uma missão de resgate, que o faz mergulhar nas lembranças  e revivê-las a medida que desce pelos blocos. 

É bom relembrar o passado mas sem se prender a ele. Se o tempo é capaz de afogar os bons e maus momentos, cabe a nós mergulharmos nessas profundezas para resgatá-los, sem esquecermos que, mais cedo ou mais tarde, teremos de voltar à superfície, pois não respiramos em baixo d'água.

Assista e reflita. ;)