leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

RECOMENDO: DOMINGO 8/9 - BLOCO DA VACA VERDE INICIA ATIVIDADES PARA CARNAVAL 2014

Bloco da Vaca Verde 2013

Bloco vai formar novos ritmistas para carnaval do próximo ano (2014)


No próximo domingo (8) o Bloco da Vaca Verde inicia suas atividades para o carnaval 2014.  Neste encontro festivo, foliões conhecerão o novo samba do Bloco, composto pelo sambista Eduardo Carioca, e poderão se inscrever nas oficinas de percussão lideradas pelo mestre de bateria Moacir e pelo músico convidado Ton Reis. O trio traz na bagagem muitos anos de experiência com samba e carnaval em Uberaba e no Rio de Janeiro. O evento de lançamento do Bloco da Vaca Verde e inscrições para as oficinas serão dia 08 de setembro, na cervejaria Biergarten, das 16h às 19h (Rua Bento Ferreira, 902 – Mercês). A entrada é gratuita.

O Bloco da Vaca Verde oferece 30 vagas para os mais diversos instrumentos de percussão. O  objetivo é formar novos ritmistas para contagiar o público nas apresentações do Bloco e manter aceso o espírito sambista. Pessoas de qualquer idade podem participar. Para  Mariana do Espírito Santo, organizadora do Bloco, o intuito é promover o patrimônio imaterial de Uberaba, cidade natal da Vaca Verde. “Queremos difundir a memória musical e contribuir para o fortalecimento do samba, que a essência e razão de existir do Bloco”. O repertório é variado, vai de sambas-enredos do carnaval carioca, marchinhas tradicionais de carnaval da região ao pop/rock apresentado em ritmo de samba. O calendário, valores e local das oficinas serão informados durante  o evento.


Vaca Verde abre 30 vagas para oficinas de percussão

O Bloco da Vaca Verde segue o calendário do carnaval do Rio de Janeiro e já tem o seu cronograma de festas e ensaios. Além disso, estão previstos workshops de dança, apresentações públicas e diversos benefícios para os foliões e parceiros de setembro de 213 a março de 2014.

Sobre o Bloco da Vaca Verde

O Bloco da Vaca Verde nasceu em 2012 com o propósito de reviver em Uberaba, MG, as tradicionais brincadeiras do carnaval de rua, em uma experiência que agregue todas as idades e classes sociais. 

A figura do boi está presente em diversas festas populares do Brasil, em particular no carnaval de Olinda, Pernambuco e São Luís. No Triângulo Mineiro, apesar do boi ser marcante na economia, sua figura não tem a mesma presença nas manifestações culturais. Nos inspiramos na presença dele para criar uma Vaca que, além de um bloco de carnaval, incorpora os elementos do Triângulo em diálogo com outras festas do país.

A missão do Bloco da Vaca Verde é difundir a cultura carnavalesca e ampliar o acesso do público a essa manifestação cultural musical, contribuindo não só para a disseminação do patrimônio imaterial, mas para a formação do ser humano por meio do acesso à cultura.



Contato
Facebook.com/BlocodaVacaVerde
Mariana do Espírito Santo – 9162-7809
Danielle Furtado – 9220-8631