leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

domingo, 8 de setembro de 2013

O FUTURO COMEÇA AGORA: STELLA, O PRIMEIRO AUTOMÓVEL MOVIDO A ENERGIA SOLAR QUE ACOMODA 4 PESSOAS



Desde 1982, existe uma competição anual de carros solares na Austrália, a World Solar Challenge. Em seu formato atual  é dividida em três categorias: Challenger, Cruiser e Adventure. 

O Solar Team Eindhoven, uma equipe vinculada à Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, desenvolveu um protótipo para participar pela primeira vez deste desafio. Como estão inscritos na categoria Cruiser, além da velocidade e do design, avaliam-se também critérios como a autonomia da bateria, a dirigibilidade, a estabilidade, o conforto e quantidade de pessoas que ele pode acomodar. 


O nome dado ao carro foi Stella e ele já é o primeiro automóvel solar do mundo com capacidade para transportar quatro pessoas confortavelmente. Possui a superfície frontal reduzida e  excelente aerodinâmica para alcançarr o máximo de eficiência, é feito com um material ultra resistente e muito leve, o teto vem equipado com células fotovoltaicas de alto rendimento e ainda  é mais amplo do que de costume para poder captar a maior quantidade de raios solares possíveis.


Além da competição, a equipe tem o objetivo de deixar um legado para o desenvolvimento de automóveis não poluentes, mostrar ao povo holandês o valor da energia sustentável, as opções existentes e inspirá-los a criar diferentes produtos inovadores que sejam amigos do meio ambiente.