leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

É O BICHO: TEIÚ O LAGARTO GIGANTE DO NOVO MUNDO


Os teiús pertencem a família Teiidae, da classe dos répteis. São animais agressivos que podem ser acostumados aos humanos se manuseados desde pequenos.

Compreende os maiores lagartos do Novo Mundo (podem atingir até 2 metros de comprimento mas também possuem espécies menores) e abrange sete espécies, todas nativas da América do Sul. São elas:
 
Tupinambis merianae
Tupinambis teguixin L.
Tupinambis rufescens
Tupinambis palustris
Tupinambis longilineus
Tupinambis dusenil
Tupinambis quadrilineatus
Tupinambis merianae

Vivem em áreas abertas de cerrado, mas podem ser observados em bordas de matas de galeria e dentro de matas mais abertas. É uma espécie que vive no chão, próximo a capins baixos e pedras, onde tomam banho de sol.


É uma espécie diurna, passando a maior parte do tempo em movimento à procura de presas. Ele costuma encontrar suas presas com a ajuda de sua língua comprida e bífida, ou seja, dividida em duas partes.

A temperatura média do corpo do teiú é de 35º C. Por ser um animal de sangue frio, na época de inverno costuma se refugiar em tocas no chão e debaixo de pedras onde hibernam.

São onívoros, necessitando de uma dieta variada e equilibrada. Devem comer vegetais, fruta, mas também proteína animal que pode ser obtida através de pequenos insetos ou mesmo ratos.


É um animal belíssimo e que merece ser respeitado e preservado.