leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NAVEGANDO: BARCO SOLAR É UTILIZADO PARA TRANSPORTAR ESTUDANTES NA AMAZÔNIA


Por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi projetada e desenvolvida uma embarcação movida a energia solar para fazer o transporte de estudantes (função principal) e suprimentos para as comunidades ribeirinhas. 

Não é de hoje que o Grupo FOTOVOLTAICA-UFSC vem desenvolvendo diversas pesquisas relacionadas à Energia Solar e seu uso estratégico. Sendo responsáveis por diversos projetos nesta área pelo país, dentre eles os painéis fotovoltaicos do Mineirão e do Maracanã.


Na escolha do local que seria contemplado, a equipe levou em consideração a demanda regional por este tipo de transporte e a proximidade de  um campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), por ser uma das instituições apoiadoras. E assim, ficou definido que o barco atenderia a comunidade de Santa Rosa, situada no município de Barcarena, próximo a Belém do Pará

Até a inauguração, o trajeto escolar era realizado por 40 pequenas embarcações movidas a diesel, que além de poluírem os leitos dos rios, estressavam os animais por causa do intenso barulho provocado pelos motores a combustão. Já o barco solar além de não ser poluente, é extremamente silencioso e tem capacidade para 22 pessoas sentadas.


Pelo que me parece, a embarcação já começaria a operar  em Setembro de 2012, mas não encontrei nenhuma informação a respeito. De qualquer forma, 
inciativa é uma contra-partida palpável das Universidades Federais para a Sociedade e uma excelente maneira de interagir a comunidade com o meio acadêmico,  e vice-versa, que sem dúvida deveria ser mais difundida pelo país.