leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

MOMENTO MULHERZINHA: CRONOGRAMA CAPILAR. CONHEÇA E SALVE SEUS CABELOS!


Boa tarde meninas?! Bom, dando sequência ao assunto de quinze dias atrás: Adeus Salão! Comece a Tratar seus Cabelos em Casa!, hoje o Momento Mulherzinha vem apresentar à vocês o Cronograma Capilar.
Não sei se vocês já conhecem, eu por exemplo, soube à respeito dos famosos C.C. (Cronogramas Capilares) pesquisando em blogs de beleza, achei muito interessante e prático então resolvi compartilhar com vocês no aqui Blog.

Mas o que é Cronograma Capilar?!
É uma sequencia de cuidados com os cabelos que tem como objetivo oferecer tudo o que as madeixas precisam para ficar saudável.Em se tratando de tratamentos capilares, engana-se quem pensa que isso está relacionado basicamente com hidratação (eu também pensava rsrs), pois além dela, os cabelos precisam de outros dois tratamentos básicos, são eles: Reconstrução e Nutrição. E é por ele englobar esses três tratamentos essenciais, que o C.C. é tão completo e traz resultados incríveis! Porém ele exige um pouco mais de tempo e de dinheiro também, já que você vai ter que investir em máscaras hidratantes, reconstrutoras e de nutrição (caso você não tenha).
Embora o Cronograma, tenha essas três etapas de tratamento, você deve focar mais naquele que supre a maior necessidade dos seus cabelos.

Qual tratamento o meu cabelo mais necessita? E como identificar as máscaras?
  • Hidratação - tem a função básica de repor água aos fios. Cabelos ressecados e sem brilho, precisam desse tipo de tratamento. As máscaras hidratantes geralmente são compostas por silicones, frutas, vegetais, pantenol, bepantol, geléia real e outros.
  • Recontrução - tem a função de repor as proteínas dos fios. Se o cabelo encontra-se poroso e quebradiço, ele precisa desse tipo de tratamento. As máscaras reconstrutoras geralmente são compostas por colágeno, queratina, creatina e outros.
  • Nutrição - tem a função de devolver os lipídios para os fios e alimentar os cabelos. Cabelos sem balanço e com muito frizz necessitam desse tipo de tratamento. As máscaras de nutrição são fáceis de identificar, pois vem com a palavra "óleo" no nome.

Como fazer o Cronograma?
Bom meninas, existe um cronograma oficial a ser seguido, porém é importante que você mesma adapte o seu cronograma (pode se basear no ofical) de acordo com a principal necessidade dos seus cabelos.
Um ciclo do C.C. durará quatro semanas, sendo que a cada semana você terá três etapas de tratamentos em dias alternados. Mesmo que o ciclo acabe em um mês é interessante que você continue até que a saúde dos seus cabelos seja devolvida.

Cronograma Oficial para você se basear:


Considerações importantes:
  1. Devemos ter cuidado com as máscaras que apresentem queratina em sua composição, pois queratina em excesso pode danificar os fios, portanto deve ser utilizada em menor frequência, ou optar por uma máscara que contenha outra composição.
  2. Sempre antes do tratamento de reconstrução, deve ser feio o de hidratação.
Então é isso meninas, agora é só adapatar a sua própria sequencia de tratamento e arrasar com seus cabelos! Fiquem ligadas nos próximos assuntos do Momento Mulherzinha semanalmente aqui no blog da Roulets!