leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

É O BICHO: A "MONSTRUOSA" SALAMANDRA GIGANTE DA CHINA


As salamandras são anfíbios,
são animais geralmente pequenos, têm o corpo alongado, patas curtas e uma cauda relativamente longa. Assemelham-se superficialmente aos lagartos, mas não possuem escamas. Elas têm a capacidade de regenerar os seus membros e a cauda se estes forem decepados.



Irei falar um pouco sobre a maior espécie conhecida, a Salamandra Gigante.

Andrias davidianus,
a
salamandra-gigante-da-china, é a maior salamandra do mundo. É uma espécie ameaçada devido à coleta para alimentação e hobby, além do uso de pesticidas, a construção de barragens e a desmatamento.



 
Como o próprio nome diz, ela ocorre na China, podendo ser encontrada também no Japão, em cursos de água e lagos montanhosos. Podendo atingir um comprimento de 180 cm e um peso de 25 kg, tem o corpo manchado e de cor marrom. Sendo totalmente aquática, sua pele enrugada e porosa permite uma melhor respiração cutânea.




Predominantemente noturna, abriga-se sob rochas durante o dia e sai para a caça durante a noite, utilizando para isso os seus aguçados sentidos de tato e olfato. Com metabolismo muito lento, consegue ficar semanas sem nenhum alimento.



É ou não é demais? 
Esse É O BICHO da semana. Fiquem ligados que na semana que vem tem mais.