leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

domingo, 27 de outubro de 2013

ANDOVENDO FILME: A PASSAGEM DO INESCRUPULOSO MÉDICO NAZI JOSEF MENGELE PELA ARGENTINA É RETRATADA EM "WAKOLDA"


"Wakolda" foi o filme escolhido como representante oficial da Argentina no 86ª Oscar, que acontecerá no ano que vem. Eu estava vendo a lista dos concorrentes latino-americanos na categoria melhor filme estrangeiro e citavam este como um dos que mais tinham chances de ganhar o prêmio. Acabei assistindo pra confirmar se era realmente um forte candidato, como não sei quais os critérios utilizados pelos jurados na hora de escolher, prefiro apenas dizer que é uma produção e tanta.



O longa-metragem foi escrito, dirigido e produzido pela cineasta argentina Lucía Poenza e foi lançado em 2013. Por meio da mistura entre ficção e realidade, o filme retrata a passagem do fugitivo médico nazi Josef Mengele pela Patagônia. Ele é conhecido por ter realizado experimentos em pessoas nos campos de concentração de  Auschwitz, na Polônia e também na América do Sul, durante seu exílio.

Eu já tinha ouvido falar destas experiências realizadas durante o nazismo, mas não sabia quem era o principal responsável, nem mesmo que havia se refugiado por aqui. Achei o filme legal por causa desta veia histórica e recomendo muito. 

Assista ao filme completo em: WAKOLDA - EL MÉDICO ALEMÁN

Sinopse: 

Enquanto atravessa a região desértica da Patagônia, em 1960, uma família argentina conhece um médico alemão que aceita ajudá-los. Chegando em Bariloche, ela torna-se hóspede da hospedaria familiar. Todos gostam dos bons modos e conhecimentos científicos deste homem, que se mostra muito preocupado com Lilith, garotinha com um pequeno problema de crescimento. Mas todos ignoram que este homem é Josef Mengele, cientista nazista que realizou experimentos com humanos no campo de concentração de Auschwitz.