leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ANDOVENDO DOCUMENTÁRIO: UMA LIÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO - UMA PODEROSA E FANTÁSTICA EXPERIÊNCIA

 

Preconceito é um juízo preconcebido, que pode se manifestar numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. Discriminação é o ato de distinguir, separar, diferenciar e segregar. Apesar de serem constantemente confundidas e terem uma estreita relação, as duas palavras são diferentes, pode existir o preconceito sem a discriminação, mas 
não o contrário.

É recorrente as vezes que escuto em alguma conversa uma pessoa dizendo que não tem preconceitos, o que eu particularmente acho improvável. O correto seria dizer que não manifesta de maneira discriminatória tais opiniões. Entretanto, desde os primórdios da humanidade, temos tendência a formar grupos por afinidades, excluindo instintivamente estranhos, inimigos e qualquer um que seja diferente, o que é uma forma de distinção, segregação.


É um assunto delicadíssimo, ainda mais nos dias atuais, onde vive-se de imagem e na busca pelo perfil de politicamente correto, chegamos até a nos enganar, mas basta uma observação mais fria a respeito da situação para percebermos a realidade. É uma intolerância sem sentido e/ou fundamento. Se dúvida disso, tente explicar a si mesmo com coerência e lógica os motivos de tal atitude.

"Uma Lição de Discriminação" é um documentário que acompanha a experiência realizada por uma professora canadense do ensino primário com seus alunos, onde ela expôs a turma a determinadas situações discriminatórias para observar e introjetar novos conceitos a respeito do tema, abordando-no através de vivências.

A maneira utilizada não é nova, pois pesquisas semelhantes já haviam sido realizadas por outras pessoas no passado, mas é um vídeo legal de assistir. Confira o resultado desse fantástico e poderoso teste.