leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O FUTURO COMEÇA AGORA: A EQUIPE TRIÂNGULO AÉREO AERODESIGN E SUA AERONAVE TOTALMENTE DESENVOLVIDA EM UBERABA



Em Novembro de 2011 o Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto de Ciências Exatas (ICTE) da UFTM criou um projeto de extensão que visava a formação de uma equipe de aerodesign para participar da competição SAE BRASIL Aerodesign

Com o apoio financeiro da Universidade e da Fapemig surgiu a equipe Triângulo Aéreo Aerodesign, que é coordenada pelo professor Israel Jorge Nuñez e composta por treze alunos de três cursos:  Juliana Veiga Cardoso Fernandes de Lima (Capitã da Equipe), Fernando Salvador De Bortoli, Guilherme da Costa Gomes, Gustavo Bissi Pimentel, Gustavo Vaz Campofredo, Matheus Fortunato de Oliveira, Rafael Anicézio, Rafael Olier Barbero, Thales Follador de Oliveira e Vitor Borges Santos da Engenharia Mecânica; Eduardo Scaranelo Zemlenco da Engenharia de Produção; Leandro Brigo Antunes e Vitor Domingues de Faira da Engenharia Elétrica.

Primeiramente eles fizeram o projeto detalhado e as simulações computacionais. Depois disso, construíram o protótipo real e realizaram os testes de voo. Sempre levando em consideração o objetivo principal, que era a maximização da pontuação de acordo com os critérios avaliativos apresentados no regulamento da SAE BRASIL Aerodesign 2013.

E em sua segunda participação no torneio, que contava com um total de 75 equipes concorrendo na classe regular,  eles conseguiram a 21° colocação e colocaram Uberaba, que não tem muita tradição na área, bem pertinho  de outras cidades brasileiras que já são referência em tecnologia.

Se O FUTURO COMEÇA AGORA, algumas boas sementes estão sendo plantadas aqui. Logo, nos resta esperar que bons frutos sejam colhidos mais pra frente.


Saiba mais a respeito em: Triangulo Aéreo Aerodesign - UFTM