leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O FUTURO COMEÇA AGORA: MITTICOOL, A GELADEIRA QUE NÃO PRECISA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA FUNCIONAR



Pode parecer que não, mas pra muitas pessoas de diversos lugares do mundo, ter uma geladeira é um sonho, ainda, difícil de ser alcançado. Primeiro por ser um item caro e segundo por depender de energia elétrica para o funcionamento. Pensando nisso, o artesão indiano Mansukhbai Prajapati, desenvolveu uma geladeira de baixo custo, que não necessita de eletricidade e pode manter os alimentos frescos por alguns dias.


O sistema de funcionamento é básico, ele tomou por base a propriedade que os filtros e moringas de barro possuem de manter a água resfriada e criou a MittiCool. A geladeira é toda feita de argila (4 tipos diferentes) e possui um reservatório na parte superior, que permite que a água armazenada nele escorra pelas suas paredes laterais, evapore e resfrie os demais compartimentos, sendo que a temperatura em seu interior pode chegar a 8ºC. Ela ainda vem equipada com uma torneirinha, onde o usuário pode pegar água do reservatório para consumo.

O valor médio do produto é 135 reais, infinitamente inferior ao de uma convencional. 
A MittiCool é uma iniciativa simples que pode fazer muita diferença na vida de diversas populações carentes que não têm acesso a um refrigerador comum.