leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

terça-feira, 11 de março de 2014

ESPAÇO FITNESS: O AÇAÍ E SUAS PROPRIEDADES



O açaí é o fruto do momento, já faz algum tempo desde que deixou de ser apreciado apenas nas regiões norte e nordeste, e conquistou todo o Brasil. Possui diversas formas de ser consumido, dentre elas como suco, batido com frutas, na tigela (com leite em pó, frutas, guaraná, mel e outros ingredientes), com iogurte natural e frutas, além do Milk Shake Light, que também faz muito sucesso.
Considerado o “Ouro negro” da Amazônia, o açaí é uma espécie nativa da Várzea da região Amazônica de alguns estados: Pará, Maranhão, Amazonas, Amapá, Rondônia e Acre.

É rico em antocianina, substância que dá a pigmentação roxa e possui propriedade antioxidante muito elevada, que  auxilia no combate dos radicais livres, moléculas que arrasam as células do nosso corpo, assegura uma melhor circulação sanguínea, protege o organismo contra o acúmulo de placas de depósitos de lipídeos (gordura), causadores da arteriosclerose, e também ajuda a reduzir consideravelmente as substâncias inflamatórias ligadas a doenças do coração e artrite. 

Metade da composição de sua polpa são gorduras, por isso, consuma com moderação, mesmo que seja boa fonte de lipídeos. Em 100 gramas de açaí, podemos ingerir 25% de proteínas, ele também é rico em fibras, tendo 90% da recomendação diária, em minerais, principalmente cálcio e potássio, dentre as vitaminas, destaca-se a vitamina E, sem contar no aporte riquíssimo de calorias,

Sem dúvida é um grande aliado dos atletas.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR 100g :
Calorias: 247kcal
Carboidratos: 36,6g
Proteínas: 3,8g
Lipídios: 12,2g