leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 20 de março de 2014

ANDOVENDO FILME: SHAME E SUA ABORDAGEM INTENSA E DRAMÁTICA DA OBSESSÃO POR SEXO


Shame é um longa metragem britânico, lançado em 2012, co-escrito e dirigido pelo inglês Steve McQueen ( "Fome" -2008 e "12 Anos de Escravidão" - 2014). Já estive próximo de assisti-lo por diversas vezes, mas na hora acabava desistindo e ia fazer outra coisa, talvez eu tenho subjugado a obra. Entretanto, esta semana decidi vê-lo.

O filme acompanha a história de desequilíbrios psicológicos de dois irmãos de uma maneira intensa e tocante. De um lado está Brandon, um publicitário bem sucedido, frio, solitário e viciado em sexo, que tem sua  rotina e vida social minunciosamente esquematizada para atender a está obsessão. Do outro está Sissy, sua irmã mais nova, que é uma garota carente, dependente, instável e perturbada. E a situação aparentemente controlada começa a sair dos eixos quanto ela decide vir morar com ele, que ao perder a tão estimada privacidade, começa a se sentir encurralado.

Como diálogos escassos, os personagens são construídos através de suas ações, reações e interações com o meio. A intenção do diretor é muito maior do que apenas abordar o tema da obsessão por sexo, ele aprofunda na maneira impessoal, distante, superficial e incomoda com que Brandon se relaciona com todas as pessoas, e ainda a degradação que tais escolhas provocam em sua vida.

Um dos pontos que valem ressalva é a inexistência do final feliz e do clichê da mudança "forjada" que geralmente vemos na maioria das produções. A dor e o sofrimento de Brandon são perceptíveis, principalmente no final do filme, mas mesmo assim não há sinal de uma mudança de comportamento. Shame termina do mesmo modo que começou.

Não acredito que este seja o melhor trabalho de Steve McQueen, mas é bom pra caralho. Assista e tire suas próprias conclusões.

Sinopse:



Brandon (Michael Fassbender) é um cara bem sucedido e mora sozinho em Nova York. Seus problemas de relacionamento, aparentemente, são resolvidos durante a prática do sexo, tendo em vista que é um amante incontrolável. Contudo, sua rotina de viciado em sexo acaba sendo profundamente abalada quando sua irmã Sissy (Carey Mulligan) aparece de surpresa e pretende morar com ele.

Assista ao filme completo AQUI