leia mais...

POEZINE-SE II

Neste segundo volume, o Poezine-se tem a honra de trazer os textos da uberabense e poetisa Jamila Costa. 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

O FUTURO COMEÇA AGORA: A SURPREENDENTE E INOVADORA USINA DE ENERGIA SOLAR IVANPAH

Enquanto o Brasil e grande parte do planeta insistem em métodos convencionais de obtenção de energia elétrica, alguns lugares procuram maneiras alternativas que reduzam significativamente o impacto ambiental provocado por hidrelétricas, termelétricas e etc. Ainda que sejam poucas, estas usinas sustentáveis já conseguem dar provas a todo mundo,de que existem outras formas menos degradantes de conseguirmos a mesma coisa.


Uma delas é a Usina de Energia Ivanpah, o maior complexo solar térmico do planeta, que fica situada no Deserto de Mojave,  no estado norte-americano da Califórnia. A construção foi iniciada por volta de 2010 e as operações no finalzinho de 2013. O objetivo do empreendimento é conseguir atender aproximadamente 140 mil casas. 

O sistema utilizado para a geração de energia é similar aos demais, onde a alta pressão movimenta as turbinas e estas geram a energia elétrica, entretanto a forma utilizada para alimentar este sistema é o que faz a diferença e merece o grande destaque. Ao invés das já conhecidas células fotovoltaicas, são utilizados espelhos automatizados, que refletem a luz e calor para uma caldeira situada no topo de uma torre, onde a pequena quantidade de água armazenada é aquecida e aciona as turbinas, proporcionando assim a geração de eletricidade.


Todo o complexo foi projetado para otimizar ao máximo a utilização dos recursos e reduzir desperdícios e impactos ambientais. Vale a pena dar uma conferida no vídeo abaixo para conhecer um pouco do processo de construção.

E quebrando velhos paradigmas no presente com o uso das tecnologias atuais, sem dúvida poderemos construir um amanhã melhor para todos, pois O FUTURO COMEÇA AGORA.